Lei que favorece brasileiros descendentes de judeus sefarditas para obter nacionalidade portuguesa pode terminar em dezembro deste ano
Portugal abre as portas para descendentes de judeus sefarditas no Brasil, mas o relógio está correndo. Com empregos em diversos setores e uma qualidade de vida excepcional, Portugal é um destino atrativo para quem busca um passaporte europeu. No entanto, a janela de oportunidade está prestes a se fechar. O prazo para descendentes de judeus sefarditas conquistarem a cidadania portuguesa com base na ligação histórica expira em 31 de dezembro deste ano, após uma votação no Parlamento português em outubro.
A lei, em vigor desde 2015, oferece a nacionalidade portuguesa por naturalização aos descendentes de judeus sefarditas expulsos de Portugal no final do século XV. Essa legislação especial dispensa requisitos como residência no país e conhecimento da língua portuguesa, representando uma forma de reparação histórica.
Muitos judeus sefarditas fugiram para o Brasil, onde se viram forçados a se converter ao cristianismo e até mesmo a mudar seus nomes. A lista de sobrenomes comuns entre esses descendentes inclui muitos nomes familiares para brasileiros, como Almeida, Azevedo, Carneiro, Martins e Silva.
“É uma chance única para os brasileiros. Portugal oferece inúmeras oportunidades profissionais, de empreendedorismo e carreira. O país é considerado um dos melhores do mundo para se viver em qualidade de vida, atratividade e prosperidade. Quem tem parentes que imigraram para o Brasil fugindo da perseguição religiosa e de guerras deve aproveitar a chance“, destaca Renato Martins, CEO da Martins Castro Consultoria Internacional, o principal escritório especializado nessas documentações.
O Martins Castro é líder na obtenção de nacionalidade para brasileiros em Portugal, com uma equipe de especialistas, incluindo advogados, genealogistas, pesquisadores e historiadores, para orientar os interessados.
Para se qualificar, é essencial passar por uma pré-análise e avaliação de viabilidade. A pesquisa dos nomes completos dos avós e bisavós, com datas e locais de nascimento, casamento e óbito, amplia as chances de estabelecer a ligação com judeus portugueses. O processo inclui um estudo genealógico e certificação na Comunidade Israelita de Lisboa, seguido pelo pedido formal de nacionalidade junto ao governo português, que pode levar 24 meses para ser concluído.
O governo português está considerando criar regras especiais para garantir que os judeus sefarditas com ascendência portuguesa continuem a ter condições privilegiadas para obter a nacionalidade, mas essa discussão pode ocorrer somente em 2024.
Oportunidades em Portugal: Empregos e Qualidade de Vida
Lisboa, a capital de Portugal, foi recentemente classificada como a 32ª melhor cidade do mundo para o ano de 2024, segundo o estudo “2024 World’s Best Cities” da consultora Resonance Consultancy. Isso ressalta o atrativo de Portugal como um destino global para oportunidades e qualidade de vida.
Além disso, Portugal é o quarto país do mundo com a maior escassez de profissionais, de acordo com o estudo Talent Shortgate Survey. Para enfrentar esse desafio, o país está em busca de profissionais estrangeiros, e os brasileiros estão entre os alvos preferidos. Atualmente, o Ministério do Trabalho português oferece mais de 60 mil vagas que as empresas não conseguem preencher, com metade delas localizadas na Região Metropolitana de Lisboa. No setor de turismo, estima-se que mais de 40 mil vagas ainda estejam disponíveis neste ano.
Empregos estão disponíveis em quase todos os setores da economia, incluindo comércio, call centers, turismo, restaurantes, transportes, hotelaria, construção civil e, especialmente, em tecnologia, onde a demanda por profissionais qualificados é alta. Profissionais especializados têm maiores chances de contratação.
A taxa de emprego em Portugal atingiu níveis recordes, tornando o país ainda mais atraente para imigrantes em busca de oportunidades.
Aumento da População Brasileira em Portugal
A população de brasileiros em Portugal continua crescendo. Atualmente, cerca de 400 mil brasileiros residem no país, um número quatro vezes maior do que o registrado há uma década pelo governo português. Esses novos imigrantes vêm principalmente de grandes cidades brasileiras, têm entre 20 e 40 anos e se estabelecem principalmente em Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga.
Mais de 74 mil estrangeiros já pediram a nacionalidade portuguesa sob o regime para descendentes de judeus sefarditas desde setembro de 2022, com grande parte desses solicitantes sendo brasileiros. A janela de oportunidade para conquistar a cidadania portuguesa está se fechando. Não perca a chance de explorar todas as oportunidades que Portugal oferece antes que o prazo final chegue em dezembro.