Liliana Tavares lança primeiro livro de roteiros de audiodescrição de filmes pernambucanos Obra pioneira será lançada no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco no próximo dia 16, com distribuição gratuita de exemplares.
Obra pioneira será lançada no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco no próximo dia 16, com distribuição gratuita de exemplares.
O cinema do Museu da Fundação Joaquim Nabuco será palco do lançamento do livro “A Letra da Imagem: Audiodescrição de Filmes Pernambucanos Vol. 1, da audiodescritora e produtora cultural Liliana Tavares, no próximo dia 16 de novembro, a partir das 17h. A obra oferece ao público um olhar inédito sobre o conteúdo do roteiro da audiodescrição no audiovisual, especialmente nas produções de longa-metragem pernambucanas, revelando roteiros de audiodescrição de três marcos do cinema pernambucano: Veneza Americana (1925), Baile Perfumado (1997) e Bacurau (2019).
Resultado de pesquisas sobre a relação entre audiodescrição e camadas sonoras de filmes, o livro se debruça sobre os desafios específicos da adaptação de diferentes formatos audiovisuais. “Da ausência de diálogos e sons, ao excesso de elementos visuais, cada capítulo revela as escolhas técnicas e estéticas que compõem o processo, descortinando o meticuloso trabalho dos audiodescritores e a complexidade envolvida na tradução das narrativas para públicos com deficiência visual”, relata Liliana Tavares.
Segundo a autora, o livro também amplia a compreensão do público sobre o papel dos profissionais de acessibilidade e o processo de audiodescrição, desde a construção dos roteiros até a interação com diretores e roteiristas. “No Brasil, a acessibilidade no cinema ganhou impulso apenas em 2020, quando uma instrução normativa da Agência Nacional do Cinema (Ancine) obrigou todas as salas de exibição a oferecerem dispositivos para pessoas com deficiência visual e auditiva, tornando a audiodescrição essencial e promovendo a inclusão”, explica.
Com incentivo do 17º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2022/2023, A Letra da Imagem marca o pioneirismo ao ser a primeira publicação no Brasil dedicada à divulgação de roteiros de audiodescrição. A obra foi produzida com a participação de especialistas, como Eliana Franco, que assina o prefácio; Elizabet Dias de Sá, consultora e usuária de audiodescrição, que assina a apresentação; e o professor de cinema Paulo Cunha, responsável por contextualizar a produção dos filmes envolvidos. Na orelha, um há um depoimento e Hilton Lacerda, diretor e roteirista,
Com tiragem inicial de 300 exemplares, o livro será distribuído gratuitamente no dia do lançamento, e uma versão acessível em PDF estará disponível online para o público em geral e, especialmente, para o público com deficiência visual, no site da Com Acessibilidade Comunicacional. A publicação pretende não apenas fomentar a produção de obras audiodescritas no Brasil, mas também atuar como referência para futuros trabalhos teóricos e práticos na área do audiovisual e da acessibilidade, valorizando a contribuição dos audiodescritores
Sobre a autora – Liliana Tavares é graduada em Psicologia, mestre em Educação e doutora em Comunicação, e atua como audiodescritora e produtora de conteúdos acessíveis. Gestora da Com Acessibilidade Comunicacional, é idealizadora e coordenadora das dez edições do premiado Festival VerOuvindo (2014-2024). Entre 2017 e 2019, foi supervisora do projeto Alumiar, da Fundaj. É autora do livro VerOuvindo: audiodescrição e o som do cinema, publicado pela Editora Massangana (2019) e organizadora do livro Notas proêmias: acessibilidade comunicacional para produções culturais (2013). Ao longo de sua trajetória, produziu acessibilidade para mais de 70 curtas e longas-metragens. Em 2024, recebeu o Prêmio Agente Cultura Viva de Pessoa com Deficiência, do Ministério da Cultura.
Serviço:
Evento: Lançamento do Livro “A Letra da Imagem: Audiodescrição de Filmes Pernambucanos Vol. 1”
Dia: 16.11
Local: cinema do Museu da Fundação Joaquim Nabuco
Horário: A partir das 17h