Live Sonora Coletiva Conversa com Jards Macalé

Na ativa desde os anos 1960, Jards Macalé é um dos nomes mais importantes da chamada Música Popular Brasileira de sua geração. Mas a vida de músico profissional nunca foi suficiente para seus múltiplos talentos, para sua inquietude artística. Por conta disso sempre teve um canal aberto para as diferentes formas de arte. Do amigo e artista Helio Oiticica ganhou o
penetrável “Macaléia”; o cineasta Nelson Pereira dos Santos o transformou em ator em “Amuleto de Ogum”, e Macalé ainda fez a esmerada trilha sonora do filme; já o poeta Waly Salomão tornou-se seu grande parceiro em obras- primas como “Vapor barato”, “Mal secreto”, “Anjo Exterminado”. Outros parceiros poetas e letristas, como Capinam (“Movimento dos barcos”),
Torquato Neto (“Let’s play that”) e Duda Machado (“Hotel das estrelas”), reforçam a versatilidade do compositor.
Essa longa, bem sucedida e múltipla carreira é o tema do bate-papo com Jards Macalé que acontecerá na quinta-feira (dia 12), às 19h, com transmissão pelo Canal multiHlab, no YouTube, como parte das atividades do Sonora Coletiva, vinculado à revista Coletiva, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Na ocasião, Macalé conversará com os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, que desenvolvem atividades no Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), coordenado por pesquisadores da Fundaj, entre eles Sylvia Couceiro e Cristiano Borba, registrando depoimentos de artistas e pessoas envolvidas com as cenas musicais de Pernambuco entre 1970 e 2000.
Com uma vasta discografia e interpretado pelos maiores nomes de nossa MPB, de Nara Leão e Maria Betânia a Adriana Calcanhotto e Tim Bernardes, Macalé teve relançado em vinil, em 2012, de seu primeiro álbum “Jards Macalé”, de 1972. Já em 2016 foi lançado uma caixa com quatro de seus primeiros discos pelo selo Discobertas – o já citado “Jards Macalé” (1972) e “Aprender a nadar” (1974), além de duas compilações de fonogramas raros e inéditos. Em 2015, o artista gravou seu primeiro DVD ao vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, dirigido pela cineasta Rejane Zilles. A obra teve a participação de Luiz Melodia, Zeca Baleiro e sua vigorosa banda, formada por seis jovens músicos.
Após vinte anos sem lançar um trabalho de composições inéditas Jards Macalé lançou o aclamado álbum BESTA FERA, onde apresenta a expressão exata de sua atualidade provocadora. O projeto foi realizado através do programa de patrocínios Natura Música e é um convite irrecusável para que novos ouvintes adentrem em seu universo sonoro único. O novo álbum está disponível nas plataformas digitais, em CD e vinil. Sob direção musical do próprio Jards, direção artística de Rômulo Fróes e produção musical de Kiko Dinucci e Thomas Harres, o trabalho conta com parceiros como Ava Rocha, Capinam, Clima, Ezra Pound, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Thomas Harres e Tim Bernardes, e renova a composição de Macalé.
LIVE – SONORA COLETIVA conversa com JARDS MACALÉ
12 de Agosto (quinta-feira)
19h — Canal do MultiHlab no YouTube
Participação: de Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto (Fundaj)