Um grupo de pessoas se juntou, no Recife, para participar da 27ª edição do Grito dos Excluídos, manifestação que ocorre tradicionalmente no Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta terça-feira (7). Neste ano, o ato pede a saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e “vida em primeiro lugar”.
Com faixas e cartazes, os manifestantes também pediram por participação popular, vacina contra Covid-19 para todos, saúde, comida, moradia, trabalho e renda.
A caminhada saiu às 11h e percorreu a Avenida Conde da Boa Vista. Das janelas, moradores de edifícios da via acenaram em apoio aos manifestantes, que buscavam manter distanciamento social. O grupo chegou à Ponte Duarte Coelho, no cruzamento com a Rua da Aurora, às 12h15.
A concentração começou por volta das 9h, na Praça do Derby, região central da capital. As pessoas utilizavam máscaras, mas houve alguns registros de aglomeração. Músicos também animaram o ato.
O ato foi convocado por movimentos sociais, igrejas, centrais sindicais, movimentos estudantis e partidos de esquerda. A organização do protesto pediu que os manifestantes utilizassem máscara o tempo todo e respeitassem o distanciamento social.
Na Zona Sul do Recife, apoiadores do presidente realizam protesto na Avenida Boa Viagem e uma carreata.







