Mergulhadores encontram igreja submersa há 29 anos no ‘Velho Chico’ em Petrolândia, Sertão de PE

 Mergulhadores encontram igreja submersa há 29 anos no ‘Velho Chico’ em Petrolândia, Sertão de PE

Samyr e Fagner encontraram a Igreja Matriz de São Francisco nas águas do ‘Velho Chico’, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco (Foto: Samyr Oliveira/Arquivo pessoal)

deo mostra estrutura da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, que está a cerca de 19 metros de profundidade.

Há 29 anos a velha cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, nada do antigo local ficou visível para os moradores, mas encontrar a Igreja Matriz de São Francisco de Assis era sonho para o mergulhador e servidor público Samyr Oliveira, de 34 anos.

O sonho se tornou realidade no fim de outubro deste ano, quando ele localizou as ruínas do templo junto ao também mergulhador e estudante Fagner Barros, de 30 anos. “Quando descemos, a 19 metros de profundidade, encontramos a igreja. Ela estava a 50 metros de onde ancoramos o barco”, disse Samyr ao G1.

“Não tem como explicar a sensação. Foi um dever cumprido. As pessoas não acreditavam [que iríamos encontrar]. Todos ficaram comentando no município”, detalhou.

Essa não foi a primeira vez que o servidor havia tentado encontrar a igreja matriz por entre as águas do Rio São Francisco, o “Velho Chico”. “Tempos atrás eu mergulhei, mas não tive êxito [de encontrar a igreja]. Passei quase o dia todo”, contou o mergulhador.

Samyr (esq.) e Fagner (dir.) antes de mergulharem no ‘Velho Chico’ (Foto: Samyr Oliveira/Arquivo pessoal)

Muitas pessoas chegaram a dizer a Samyr que pelo tempo que a igreja havia sido inundada, o prédio não estaria mais de pé. “Eu coloquei na cabeça que ia achar a igreja. Até sonhar, eu sonhei. Alguma coisa me dizia que ela ainda estava lá”, lembrou.

Planejamento para encontrar a igreja

Samyr entrou em contato com Fagner e pegou o mapa da velha Petrolândia, datado de 1987, para identificar o local mais provável onde a igreja estaria. A partir daí, a dupla fez um projeto. O templo foi encontrado a 19 metros de profundidade.

“Eu vi logo uma parede bem alta e as janelas bem grandes. Foi a maior alegria do mundo. Fizemos uma grande comemoração”, ressaltou Samyr.

Igreja Matriz antes da inundação da velha cidade de Petrolândia (Foto: Samyr Oliveira/Arquivo pessoal)

Cenário de ensaio fotográfico

Em 2016 a Igreja do Sagrado Coração, em Petrolândia, foi escolhida como cenário do ensaio pré-casamento de Nayara Sobral e Gustavo José de Melo. O prédio também ficou submerso quando a “velha Petrolândia” foi inundada. Em 2014 a igreja voltou a aparecer no Rio São Francisco.

“Queríamos um lugar diferente e Priscila [a fotógrafa] nos mostrou a imagem da igreja. Quando vimos, ficamos encantados e topamos ir. Amamos o resultado, as fotos ficaram lindas! Valeu muito a pena ao ver o resultado final. Apesar da correria, de ser um lugar novo, acabou dando tudo certo e adoramos todo ensaio”, disse Nayara. (Leia mais sobre o ensaio fotográfico e veja mais fotos).

Nayara e Gustavo fizeram ensaio fotográfico em 2016 (Foto: Priscila Fontinele/Divulgação)

fonte:g1

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *