Minha Casa Minha Vida contribui para avanço da construção industrializada no Nordeste
O Nordeste é a segunda região com mais empresas (19,2%) dispostas a aumentar os processos de construção industrializada, ficando atrás apenas do Sudeste (50,4%). Os dados são da Sondagem da Construção em Sistemas Industrializados, inédita radiografia do setor da construção industrializada no Brasil, elaborada pela FGV/Ibre e encomendada pelo Modern Construction Show — o primeiro grande evento de negócios que reunirá todos os sistemas construtivos e setores da construção industrializada no país, de 1º a 3 de outubro, no Novo Anhembi, em São Paulo-SP.
Segundo a sondagem, 38% das empresas do setor em todo o país querem aumentar os processos da construção industrializada, método que já responde por 64,5% dos processos construtivos no Brasil. Baseada no emprego de módulos e peças construídas fora do canteiro de obras, a construção industrializada é cada vez mais utilizada, permitindo acelerar e conferir sustentabilidade e eficiência aos projetos construtivos. O principal segmento que adota a solução é o residencial, com 50,8% das obras.
Segundo a pesquisadora Ana Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV/Ibre e responsável pela pesquisa, os projetos do Programa Minha Casa Minha Vida contribuíram para este resultado. “O programa deu maior previsibilidade ao volume de recursos direcionados para a habitação, permitindo às empresas investirem na construção industrializada, pois, além da grande redução do tempo de obra, também proporciona eficiência e redução de custos”, diz.
A pesquisa ouviu 510 empresas do setor da construção industrializada, 17,1% delas no Nordeste. Ana explica que essa presença forte de empresas da construção industrializada no Nordeste pode também estar relacionada ao Programa Minha Casa Minha Vida.
No entanto, quando se olha, dentro de cada região, o peso das empresas que preveem aumentar os processos da construção industrializada, é a Região Norte que se destaca. Lá, mais da metade das empresas entrevistadas (54%) afirma que fará isso nos próximos 12 meses.
Esta é a maior porcentagem entre todas as regiões, bem à frente do segundo lugar, o Nordeste, com 39% de suas empresas. Para Ana, isso acontece porque a Região Norte é a que tem o menor uso dos processos industrializados. “Assim, as perspectivas de crescimento são maiores”, explica.
Sobre o Modern Construction Show
O Modern Construction Show se destaca como o primeiro evento no país a reunir todos os sistemas construtivos e setores da construção industrializada. Com a expectativa de atrair expositores dos segmentos de estruturas, materiais, máquinas e equipamentos, tecnologia e instalações, o evento também oferecerá palestras com especialistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais. Idealizado pelos esforços conjuntos das associações ABCIC, ABCEM e ABRAMAT, o MCS promete ser um marco e um ponto de encontro no setor da construção.
Sobre a Francal
Somos a maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um único local, simplificando a jornada do nosso cliente.
Serviço
Modern Construction Show – 1ª Feira internacional de Construção Industrializada
O quê: feira de negócios do setor da construção industrializada
Quando: de 1º a 3 de outubro de 2024, das 13h00 às 20h00
Onde: Distrito Anhembi, na Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo (SP)
Informações, programação e credenciamento: Credenciamento – Modern Construction Show ou modernconstructionshow.
Redes sociais: @modernconstructionshow