Moradores denunciam precariedade na USF Catamarã em Candeias, Jaboatão dos Guararapes

 Moradores denunciam precariedade na USF Catamarã em Candeias, Jaboatão dos Guararapes

Foto: Reprodução

Moradores do bairro de Candeias, no Jaboatão dos Guararapes, denunciam a precariedade da Unidade de Saúde da Família (USF) Catamarã, inaugurada em maio de 2013 pelo ex-prefeito Elias Gomes (PT). O equipamento, que recebeu investimentos municipais e federais de R$ 550 mil, enfrenta críticas pela falta de atendimento adequado e más condições estruturais.

A população relata que, mesmo com uma capacidade projetada para realizar pelo menos 100 consultas semanais, a USF Catamarã oferece apenas 20 atendimentos, gerando um déficit significativo no acesso a serviços médicos. Além disso, os moradores destacam o acúmulo de lixo na entrada da unidade e a falta de capinação na área interna, agravando a situação de abandono.

Não tem uma pessoa que nos dê uma resposta, que represente a atual gestão. Faz cinco anos que mudei para o bairro e não consigo atendimento“, lamenta uma moradora. Outra usuária da unidade relata ter precisado levar papel de casa para conseguir imprimir o resultado de um exame, evidenciando a falta de recursos básicos na USF.

O ex-prefeito e pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, expressou indignação diante da situação. Durante uma conversa com moradores em frente à USF Catamarã, ele classificou a condição da unidade como “inaceitável” e apontou a falta de insumos e medicamentos como reflexo de uma gestão desprovida de planejamento e preocupação com a população. A denúncia ganha destaque em meio à expectativa por medidas para solucionar os problemas na saúde pública local.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *