Mudança de temperatura e chegada do inverno exigem cuidado redobrado com a pele, orienta dermatologista

 Mudança de temperatura e chegada do inverno exigem cuidado redobrado com a pele, orienta dermatologista

Dr Sérgio Paulo

Apesar do Brasil não possuir estações do ano nitidamente definidas, é perceptível a mudança do clima desde meados do mês de maio, o que deve se intensificar em junho, quando se inicia oficialmente o inverno. As temperaturas mais amenas que o habitual podem provocar ressecamento na pele, abrindo espaço para doenças dermatológicas que demandam bastante atenção.

 

Para o médico dermatologista Sérgio Paulo, do Instituto Prontopele, o inverno é sentido pela população mais do que se imagina, ocasionando mudança de hábitos e afetando diretamente os cuidados com a pele, que precisam ser intensificados: “Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose”, alerta.

 

Nessa época do ano, a umidade do ar fica mais baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal, um dos fatores mais relacionados a uma pele mais seca. Além disso, mudanças de hábitos como banhos mais quentes, por exemplo, provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

 

De acordo com Dr. Sérgio, é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo. “É importante lembrar da pele do rosto, muito mais sujeita ao ressecamento no inverno. O clima mais frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado”, destaca o dermatologista.

 

DOENÇAS DERMATOLÓGICAS MAIS COMUNS

 

Entre os problemas dermatológicos, agravados pelo ressecamento da pele, mais recorrente no inverno, estão:

 

Dermatite seborreica – ocorre principalmente nas regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea.

 

Dermatite atópica – O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros

 

Psoríase – doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.

 

Ictiose vulgar – aparece após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida.

 

PRONTOPELE

 

O Prontopele é uma clínica e um instituto dermatológico que fica na Rua Luiz Barbalho, 279, Derby. Tel: 9. 9998-9025 ou 3222.2392

 

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *