Nutricionista conta como a alimentação interfere na vida dos jovens
- Especiais
robsonouropreto
- 27 de setembro de 2017
- 6minutos de leitura

Nutricionista Rayanne
Não é novidade para ninguém que a má alimentação pode ter como consequência muitos problemas emocionais e de saúde. Infelizmente, no Brasil, fatos recentes mostram que a população ainda não se conscientizou em relação a esse problema.
Por isso, a equipe de Reportagem da PE NEWS entrevistou a nutricionista Pernambucana Rayanne Leite, Formada em 2014 pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduada em nutrição clínica, para reafirmar as necessidades de se manter uma alimentação adequada e contar como os alimentos interferem na vida dos jovens. Ela também dá dicas de como tornar a vida mais saudável em família.

PE NEWS – A má alimentação oferece muitos riscos aos jovens e adolescentes? Quais os principais?
RAYANNE: A má alimentação oferece sim riscos para a saúde dos jovens e adolescentes que irá refletir ainda mais na fase adulta. Os principais riscos são relacionados à obesidade, que hoje é uma epidemia, hipercolesterolemia (elevação do colesterol ruim no sangue), diabetes, hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), doenças cardiovasculares, anemia. Todas essas patologias têm causas multifatoriais, mas o estilo de vida e a alimentação inadequada estão ligadas diretamente a essas doenças.
PE NEWS – A má alimentação pode interferir no rendimento escolar e físico?
RAYANNE – Sim. Uma alimentação inadequada é uma grande entrave para uma boa qualidade de vida, já que está relacionada a um desequilíbrio e desarmonia nutricional, pois a carência nutricional (macronutrientes e micronutrientes) nessa fase pode prejudicar o bom andamento das crianças na escola e nas atividades normais do dia-a-dia, causando desânimo, falta de concentração e disposição.
PE NEWS – E o que deve ser consumido para evitar esses males?
RAYANNE – Uma alimentação saudável e balanceada deve ser composta por carboidratos, proteínas e lipídios, assim como vitaminas e sais minerais. A famosa combinação que nós brasileiros tanto consumimos o arroz e feijão é completa no que se refere aos aminoácidos essenciais, por isso, ela deve estar presente pelo menos cinco dias da semana. Além disso as proteínas como: as carnes, peixes e aves são importantes para o nosso organismo pois tem a função de construção e reparação. Os alimentos fontes de vitaminas e sais minerais, que são as verduras, os legumes e as frutas, devem ser consumidas diariamente, duas a três vezes ao dia pois, no geral, eles são fontes de vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis. As hidrossolúveis nós não armazenamos, por isso necessitamos delas diariamente para manutenção do nosso organismo. Vale salientar a importância de uma boa ingestão hídrica, a água é responsável por diversas funções no nosso corpo fazendo com que as toxinas sejam levadas até os rins para serem eliminadas, beba no mínimo 2L ao dia!

PE NEWS – Que alertas e dicas você dá aos pais e aos jovens?
RAYANNE – O momento destinado a alimentação é importantíssimo e sagrado. Por isso, o hábito de sentar a mesa e se possível com a família reunida esquecer da TV e computador é imprescindível para que possamos focar nesse momento, observar o que estamos ingerindo, mastigar bem os alimentos, optar por uma boa apresentação ou seja um prato bonito e colorido, Os pais devem estabelecer horários para a alimentação e preparar a refeição com ingredientes que contenham menos sódio, optar por temperos naturais, adicionar pouca gordura na preparação, preferir alimentos ricos em fibras, lembrar de higienizar bem os vegetais e frutas, incentivando desde a alimentação complementar (a partir do sexto mês de vida) uma alimentação saudável rica em nutrientes, evitando a compra de industrializados (bebidas açucaradas, bolachas recheadas, salgadinhos, etc).
Somos aquilo que comemos (Hipócrates)
Entrevistada por Robson Ouro Preto.
Edição: Geibson Almeida

