Pastora Flavia Santos Visita Casa do Autista em Balneário Camboriú: Um Modelo de Inclusão na América Latina

 Pastora Flavia Santos Visita Casa do Autista em Balneário Camboriú: Um Modelo de Inclusão na América Latina

Foto: Divulgação

Espaço de referência em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) inspira projetos de inclusão em Recife.

Um espaço que atende 200 crianças pelo SUS, com idades entre 3 e 12 anos, com o maior jardim neurosensorial da América Latina, construído pela Prefeitura do Balneário de Camboriú.

Em um investimento de aproximadamente 8 milhões de reais e um espaço de 3,8mil m2 foi possível construir um local de referência em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso também é possível em Recife“, reforçou a Pastora Flavia Santos.

O trabalho em prol dos autistas faz parte da história dela. “Em 2020 nós começamos a implantação do Projeto da Igreja da Criança e passamos a receber várias crianças autistas. Foi ali que percebemos a necessidade da igreja estar preparada para acolher não apenas as crianças atípicas, mas também as famílias. Começamos então o novo Projeto: ‘Lugar de Autista é em todo lugar inclusive na Igreja’. Realizamos vários treinamentos de Inclusão não apenas na nossa, mas em diversas igrejas. Quanto mais informações, mais conhecimento, menos preconceito. O trabalho de inclusão também se estende a todas as Pessoas Com Deficiência (PCD)“, explicou a Pastora.

A pastora Flavia Santos é presidente do PL Mulher Recife e pré candidata a vereadora do Recife. “O contato com as famílias no dia a dia, no gabinete pastoral, traz depoimentos de pais sobre a dificuldade de diagnóstico , tratamento e socialização do filho(a) autista então tornamos a igreja um lugar de inclusão, para que todos se sintam acolhidos”, explica.

A Casa do Autista no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, oferece as especialidades de neurologia, nutrição, fisioterapia, educação física, psicomotricidade, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, advocacia. A Casa é gerida pela Prefeitura e a mão de obra especializada é contratada por uma terceirizada contratada pela Prefeitura. Já há um Projeto de construir a Casa do Autista 2 para oferecer suporte ao nível 3 do Autismo e também ao diagnóstico tardio no adulto.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *