Pastora Flavia Santos Visita Casa do Autista em Balneário Camboriú: Um Modelo de Inclusão na América Latina
Espaço de referência em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) inspira projetos de inclusão em Recife.
Um espaço que atende 200 crianças pelo SUS, com idades entre 3 e 12 anos, com o maior jardim neurosensorial da América Latina, construído pela Prefeitura do Balneário de Camboriú.
“Em um investimento de aproximadamente 8 milhões de reais e um espaço de 3,8mil m2 foi possível construir um local de referência em atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso também é possível em Recife“, reforçou a Pastora Flavia Santos.
O trabalho em prol dos autistas faz parte da história dela. “Em 2020 nós começamos a implantação do Projeto da Igreja da Criança e passamos a receber várias crianças autistas. Foi ali que percebemos a necessidade da igreja estar preparada para acolher não apenas as crianças atípicas, mas também as famílias. Começamos então o novo Projeto: ‘Lugar de Autista é em todo lugar inclusive na Igreja’. Realizamos vários treinamentos de Inclusão não apenas na nossa, mas em diversas igrejas. Quanto mais informações, mais conhecimento, menos preconceito. O trabalho de inclusão também se estende a todas as Pessoas Com Deficiência (PCD)“, explicou a Pastora.
A pastora Flavia Santos é presidente do PL Mulher Recife e pré candidata a vereadora do Recife. “O contato com as famílias no dia a dia, no gabinete pastoral, traz depoimentos de pais sobre a dificuldade de diagnóstico , tratamento e socialização do filho(a) autista então tornamos a igreja um lugar de inclusão, para que todos se sintam acolhidos”, explica.
A Casa do Autista no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, oferece as especialidades de neurologia, nutrição, fisioterapia, educação física, psicomotricidade, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, advocacia. A Casa é gerida pela Prefeitura e a mão de obra especializada é contratada por uma terceirizada contratada pela Prefeitura. Já há um Projeto de construir a Casa do Autista 2 para oferecer suporte ao nível 3 do Autismo e também ao diagnóstico tardio no adulto.