Pernambuco é o primeiro estado do Brasil a adotar economia circular como prioridade estratégica Governo estadual firma memorando com Ibec e Fiepe para elaborar plano regionalizado e integrar setor público, privado e sociedade civil em políticas sustentáveis.
Governo estadual firma memorando com Ibec e Fiepe para elaborar plano regionalizado e integrar setor público, privado e sociedade civil em políticas sustentáveis.

Foto: Divulgação
O Governo do Estado de Pernambuco, o Instituto Brasileiro de Economia Circular (Ibec) e a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) firmaram um compromisso estratégico para impulsionar a economia circular no estado. Com a assinatura de um Memorando de Entendimento, Pernambuco se torna o primeiro estado do país a colocar a economia circular como prioridade estratégica, a fim de promover uma governança integrada entre os setores público, privado e a sociedade civil.
No âmbito do Governo do Pernambuco, as signatárias do compromisso foram as secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (SEMAS); de Desenvolvimento Econômico (SDEC); de Ciências, Tecnologia e Inovação (SECTI); e de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI).
Um dos principais objetivos é a elaboração do Plano Regionalizado de Economia Circular para Pernambuco, que estabelecerá diretrizes para consolidar políticas públicas e fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento industrial sustentável. Essa iniciativa pioneira foi enaltecida no Fórum Mundial de Economia Circular, que aconteceu em São Paulo na última semana.