Por que é hora da natureza?

 Por que é hora da natureza?

DCIM105GOPRO

Na semana do Meio Ambiente de 2020, todos são convidados a entender a importância
da educação ambiental e urgência do desenvolvimento sustentável.

A vitalidade humana depende da natureza, pois ela nos oferece alimento, água, o ar que respiramos e condições climáticas favoráveis à nossa sobrevivência, entre outros benefícios. No entanto, o homem está ignorando o
urgente aviso: “Para vivermos bem, devemos cuidar da natureza”.

Os oceanos e as florestas, por exemplo, desempenham um papel fundamental para a manutenção da vida na terra, liberando oxigênio (o gás que respiramos), e absorvendo dióxido de carbono, contribuindo para deixar o ar mais limpo. As florestas tropicais produzem aproximadamente 28% do oxigênio da Terra, porém os oceanos fornecem a maior parte, cerca de 70% do oxigênio é produzido por plantas marinhas (fitoplâncton e algas); os 2% restantes são provenientes de outras fontes.

As plantas produzem oxigênio através da fotossíntese, um processo que converte dióxido de carbono (CO2) e luz solar em fonte de energia para a planta ou alga.

A quantidade de CO2 na atmosfera tem aumentado nas últimas décadas devido à grande queima de combustíveis fósseis provenientes de atividades humanas. Este acréscimo na concentração de CO2 implica o aumento da capacidade da atmosfera em reter calor, aumentando a temperatura da terra e intensificando o aquecimento global.

Uma análise feita em 69 países, 50 estados dos Estados Unidos da América e 30 províncias chinesas (representando 85% da população mundial e 97% das emissões globais de CO2) estima a redução nas emissões desse gás
durante a pandemia do COVID-19. As emissões globais diárias de CO2 diminuíram em torno de
17% no início de abril de 2020 comparando com 2019 (1).

Uma vez que nesse período de pandemia muitas fronteiras internacionais foram fechadas e as populações foram forçadas ao confinamento, reduzindo a liberação de combustíveis fósseis pelo transporte e atividades industriais.

Em resposta a redução da emissão do CO2 durante o período da pandemia, o Himalaia tornou-se possível ser visto de cidades do norte da índia devido a melhora na qualidade do ar.

Danos na Natureza causados pelo homem foram amenizados durante esse período de pandemia, porém o que será feito depois do retorno das atividades econômicas?

Se medidas sustentáveis não forem tomadas atualmente, a humanidade sofrerá em breve com as respostas aos
danos irreversíveis do meio ambiente. Logo, nos preocupa pensar quais serão as ações do governo e os incentivos econômicos pós-crise, pois essas medidas influenciarão o resultado das emissões globais de CO2 por décadas.

É hora de colocar a natureza no centro das nossas decisões, investindo na capacitação de profissionais e conscientização de cidadãos a trabalharem juntos em direção a um futuro mais sustentável através da educação ambiental.

Referência:

1. Le Quéré, C., et al. (2020) Temporary reduction in daily global CO2 emissions during the COVID-19 forced confinement. Nature Climate Change.

 

@isabellevilela1

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *