Prefeitura do Recife inaugura nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais Bidu Krause

Expansão da rede de atendimento visa fortalecer cuidados de saúde na região.
 Prefeitura do Recife inaugura nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais Bidu Krause

Foto: Rodolfo Loepert

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã da última terça-feira (14), a nova sede da Unidade de Saúde da Família Mais (USF +) Bidu Krause, no bairro do Totó. Localizado em frente à construção antiga, na 3ª Travessa Onze de Agosto, a unidade conta com mais salas de atendimento, novos equipamentos e mobília e o incremento de seis equipes de Saúde da Família. Houve ainda a chegada de seis médicos do programa Mais Médicos, aumentando a capacidade de atendimento de 20 para 100 pacientes por dia. O investimento em obras e equipamentos foi de R$ 4,4 milhões, dentro do programa Recife Cuida. A inauguração contou com a presença do prefeito João Campos (PSB) e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.  

Esta obra era esperada há muito tempo e, hoje, a Unidade de Saúde da Família Mais Bidu Krause está pronta, entregue e, o mais importante, bem feita para atender toda a comunidade. Aqui havia apenas a Unidade Básica, mas estamos expandindo a nossa Rede de Saúde para que cada família tenha seu médico, enfermeiro e agente de saúde próprios, de forma organizada. Futuramente ainda vamos construir mais duas Unidades na região para atender as famílias locais”, afirmou o prefeito João Campos durante a entrega.

O novo prédio da Bidu Krause conta com todos os espaços climatizados e acessíveis a pessoas com deficiência (PCD), trazendo mais comodidade e segurança tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores lotados no local. A unidade é referência para bairros de Coqueiral, Sancho, Tejipió e Totó. Lá, são realizados serviços como atendimentos clínicos e de enfermagem, consultas especializadas, fisioterapia, odontologia e vacinação, além de uma Farmácia da Família. Durante a construção do novo prédio, os serviços ocorreram normalmente no espaço antigo, ou seja, sem haver interrupção da assistência.

Estamos transformando a então Unidade Básica Tradicional (UBT) Bidu Krause em uma Unidade de Saúde da Família Mais (USF +). Isso significa que, a partir de agora, teremos a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em territórios e comunidades até então sem esse tipo de assistência. São 26 mil pessoas de bairros como Totó e Tejipió que, a partir de agora, passam a receber visita do agente comunitário de saúde, fazem consultas regulares com o médico de saúde da família, têm acesso a vacinação, fornecimento de medicamentos, acompanhamento do pré-natal e acesso a programas de controle do diabetes e hipertensão, entre outros serviços. Além disso, o horário de funcionamento será estendido: das 7h às 19h, sem intervalo (antes, era das 8h às 17h, com parada para almoço)”, explica a secretária Luciana Albuquerque.

A Prefeitura do Recife iniciou, em 2023, o projeto de ampliação da Atenção Básica para todo o território da capital. A cobertura, que até meados do ano passado era de 59,4%, já está em 75%, com a transformação de 48 unidades em USF Mais. Até o final do ano, a meta é ter todas as áreas do Recife assistidas pela ESF.    

Desde 2021, 128 unidades da rede municipal de saúde foram requalificadas e 65 estão em reforma. Outras 55 terão obras iniciadas ainda este ano. Além disso, novos serviços foram inaugurados, como a UPA-E da Mustardinha Doutor Cyro de Andrade Lima, a USF Mais Encanta Moça e Centro TEA na UPA-E do Ibura. Nesse período, 2,5 mil profissionais de saúde foram nomeados ou contratados para reforçar o atendimento à população. Ao todo, R$ 400 milhões estão sendo aplicados na saúde pública do município, por meio do programa Recife Cuida.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *