Premiação Internacional

 Premiação Internacional

Caroline Souza

A Fisioterapeuta, Caroline de Cássia Batista de Souza, desafiou-se a cursar o mestrado em Engenharia Biomédica com a intenção de constatar a desenvoltura de seus pacientes com doença de Parkinson na caminhada dentro e fora do meio aquático. O fruto de sua pesquisa foi o desenvolvimento de um instrumento inovador de avaliação capaz de mensurar parâmetros da caminhada dentro d’água, tais como altura, comprimento, velocidade e cadência do passo. Esse trabalho teve reconhecimento internacional através da primeira edição do Prêmio SBEB-Boston Scientific de Incentivo a Inovação em Engenharia Biomédica para o SUS. O prêmio é concedido em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e a Boston Scientific para inovações que possam ser aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Caroline observava significativa melhora na caminhada de seus pacientes com doença de Parkinson ao realizar a Fisioterapia Aquática. Sabe-se que a marcha (caminhada) dessas pessoas é bastante comprometida por alterações motoras originadas pela doença. Ela informou ainda que o instrumento é portátil e de fácil manuseio, com alta eficácia e baixo custo. Portanto, espera-se que possa auxiliar no direcionamento do melhor tratamento fisioterapêutico por meio dos resultados nele apresentados, podendo ser aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

De acordo com Caroline Souza, pesquisadora da UFPE, o instrumento foi desenvolvido através da parceria do Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica (GPEB), coordenado pelo professor Dr. Marco Aurélio Benedetti Rodrigues (orientador), com o programa de extensão Pró-Parkinson, coordenado pela professora Dra. Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano (co-orientadora) e com a Clínica Rogério Antunes. Pertencente ao GPEB, ao Pró-Parkinson, e à Clínica Rogério Antunes, Caroline se sente realizada em poder contribuir com pesquisa e inovação na saúde e, dentre os 6 (seis) vencedores do prêmio, ser a única representante do nordeste.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *