Nos siga nas redes sociais

Geral

Programa de Aquisição de Alimentos destina mais de R$ 300 mil para segurança alimentar em Floresta

Publicado

em

Cerca de 300 mil reais serão destinados ao combate à fome e fortalecimento da segurança alimentar no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (05), pelo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, Kaio Maniçoba, durante evento que reuniu secretários municipais, vereadores, lideranças, gestores e extensionistas do IPA, estudantes e agricultores familiares contemplados com a nova meta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano, representou a prefeita Rorró Maniçoba.

O PAA possibilita a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que são destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Em Floresta, o programa faz parte das ações de assistência social e garantia de direitos, voltados a segurança alimentar e nutricional.

“Temos orgulho de fazer parte deste momento marcante para Floresta. Estamos trazendo para nossa cidade o maior Programa de Aquisição de Alimentos de sua história. A partir de agora, Floresta terá 300 mil reais do PAA, beneficiando mais de 60 famílias”, explica Kaio Maniçoba.

Para a agricultora Alvani Barros de Oliveira, que representa os agricultores da Fazenda Jardim, o PAA trouxe mais oportunidades.

“Desde que foi iniciado o PAA aqui em Floresta, o programa nos ajudou muito e agora com este aumento vai alcançar outras famílias agricultores e entidades sociais. O IPA sempre foi um parceiro e essa gestão tem feito a diferença para melhor”, afirma a agricultora.

Também presente no evento, a vice-prefeita Bia Numeriano ressaltou a importância do PAA na melhoria de vida de quem planta, colhe e vende, e também de quem recebe. “Somos testemunhas do bem que o PAA vem fazendo para o nosso município. Hoje a gente agradece ao presidente do IPA por mais essa ação, pela atenção com Floresta e pela sensibilidade que vem garantindo a melhoria de vida da nossa população florestana.”

Números

Os produtos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos precisam ser exclusivamente de origem familiar, visando garantir renda à produção do agricultor familiar. Em Floresta, a nova proposta do PAA prevê a aquisição de 137,5 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar.

Na proposta anterior foram adquiridas pouco mais de 50 toneladas de alimentos, movimentado um valor de cerca de 114 mil reais. Na nova proposta esse valor foi aumentado para 300 mil reais. “Com o incremento no valor do PAA destinado ao município de Floresta, nós aumentamos a quantidade de famílias agricultoras atendidas pelo programa, que agora somam 63, quando na proposta passada eram apenas 21 famílias. Muitas pessoas demonstravam interesse em participar do PAA, mas isso só foi possível nessa nova proposta”, explica Gustavo Jonnas, Extensionista Rural do IPA em Floresta.

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop