Nos siga nas redes sociais

Destaques

Protocolo de prevenção da Covid-19 na Mata Sul pernambucana terá selo Turismo Ambiente Seguro

Ações contemplam municípios de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré

Publicado

em

Os municípios pernambucanos de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, que integram o Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, construíram em conjunto através dos Núcleos de Saúde e do Turismo um protocolo para prevenção e controle da Covid-19 atendendo às medidas para a retomada da atividade econômica na Região Turística Histórica, dos Arrecifes e Manguezais. Além disso, foi desenvolvido o selo Turismo Ambiente Seguro, que identificará os empreendimentos em consonância com as novas orientações sanitárias.

O protocolo contempla uma série de orientações de boas práticas e medidas de biossegurança. “Desenvolvemos o material com a colaboração da sociedade civil e o apoio de todos os municípios participantes para que todos cuidem da saúde e para que possamos mostrar aos turistas e veranistas que estamos preparados para recebê-los com toda a segurança”, afirma a superintendente da Instância de Governança Turística Histórica, Arrecifes e Manguezais, Lizete Maioli.

O protocolo será distribuído virtualmente e estará disponível para download no http://portalsulconsorcio.pe.gov.br. Além disso, serão distribuídos em toda a região cinco mil cartazes com orientações sobre a importância da lavagem correta das mãos e a utilização das máscaras de proteção.

O selo Turismo Ambiente Seguro permitirá uma visualização dos estabelecimentos que aderiram à ação e medidas de biossegurança. Um QR Code permitirá obter informações complementares com orientações de prevenção à Covid-19. Posteriormente, serão realizadas capacitações e qualificações com pousadeiros, barraqueiros, ambulantes, bugueiros, mototaxistas, donos de restaurantes, bares, mercadinhos e lanchonetes, entre outros profissionais da cadeia produtiva do turismo.

A Instância de Governança Turística da Região Histórica, dos Arrecifes e Manguezais vinculada ao Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, foi instituída em 2019, atendendo a uma determinação do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Formada por cinco municípios (Tamandaré, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Barreiros e Rio Formoso) tem como objetivo a gestão descentralizada do turismo com ações em parceria em prol do desenvolvimento, da integração e da cooperação intersetorial de acordo com as realidades e especificidades regionais. As pactuações são elaboradas pela atuação do poder público, comunidade, iniciativa privada e terceiro setor com foco na sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional. Além da Instância de Governança Turística, o Portal da Mata Sul conta com o Núcleo Intermunicipal de Saúde e o Núcleo de Gestão e Proteção Ambiental.

Equipe da Instância de Governança Turística da Região Histórica, dos Arrecifes e Manguezais:

Miguel Freitas – secretário executivo do Portal Sul Consócio. Advogado.

Lizete Maioli – superintendente. Turismóloga, pós graduada em Planejamento e Administração do Turismo, MBA em Gestão Empresarial, ex-secretária de Turismo e Cultura de Tamandaré.

Ana Cristina Morais – Turismóloga. Bacharel em Turismo pela UFPE, Especialista em Turismo e Patrimônio, Gestão Pública do Turismo, MBA em Gestão de Pessoas e MBA Executivo em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Siga-nos nas redes sociais: @igram_pe @programaportalsaude

http://portalsulconsorcio.pe.gov.br