Qual a diferença entre Crowdfunding e Equity Crowdfunding?

 Qual a diferença entre Crowdfunding e Equity Crowdfunding?

Você já deve ter ouvido falar das plataformas de financiamento coletivo, aquelas, sabe que elas são tendência no mercado de investimentos. Em contrapartida, um novo conceito vem crescendo e ganhando destaque: o Equity Crowdfunding. Nesse sentido, entenda a diferença entre essas duas modalidades.

O que é Crowdfunding?

O termo foi criado em 2006, é o financiamento de ideias e projetos de maneira coletiva, ou seja, centenas de pessoas que se identificam com uma campanha contribuem com doações, através de plataformas de crowdfunding, para que o produto vire realidade.

A plataforma surge como uma alternativa no mercado. De modo que, o diferencial para uma vaquinha online é que a modalidade tem o propósito de iniciar um projeto por meio das campanhas de crowdfunding.

Além disso, as campanhas costumam oferecer brindes, recompensas ou descontos em produtos em troca das contribuições. Como também, existem as opções de tudo ou nada, onde caso o valor necessário não seja atingido, o dinheiro volta para as pessoas que doaram.

Uma estratégia utilizada por algumas empresas é utilizar o site de financiamento coletivo como uma pré-venda, pois, o modelo do processo se assemelha com uma “pré-compra” do produto. Desse modo, o empreendedor consegue analisar o nível de demanda e interesse pelo item antes do lançamento.

 

O que é Equity Crowdfunding?

O Equity Crowdfunding permite que as empresas invistam o dinheiro em startups e, em troca, recebem um percentual da empresa. Nesse sentido, os usuários dessas plataformas tendem a ser investidores e não apoiadores ou consumidores de um produto.

Essa estratégia permite que os pequenos negócios tenham uma maior captação de recursos e, consequentemente, tenham sucesso nos resultados. Por outro lado, os investidores ganharam uma alternativa para conseguir escolher a empresa que querem investir, o que não era possível em outros modelos.

Além disso, a opção é boa para as startups também, pois, com essas plataformas de crowdfunding no mercado, essas empresas não precisam optar por empréstimos em bancos ou cooperativas para a obtenção de recursos. Como envolvem empresas e startups, esse financiamento coletivo pode ser denominado de crowdfunding empreendedorismo.

O objetivo de quem investe nessa modalidade é conseguir uma startup com potencial de crescimento, assim, ao ter o direito de compor o quadro societário da empresa, ele consegue vender a sua parte por valores maiores no futuro. De modo que, terá uma lucratividade nesse processo.

 

Qual a diferença entre o Crowdfunding e o Equity Crowdfunding?

A principal diferença entre as duas modalidades está no objetivo de cada uma. Logo, o Crowdfunding é centrado nas doações em campanhas que o público se identifica. Além disso, também tem um foco em prêmios, recompensas e descontos em produtos.

Por outro lado, o Equity Crowdfunding é um investimento, ou seja, o seu principal objetivo está na aplicação de capital em startups. De modo que, as pessoas buscam participação e lucratividade através do crescimento desses pequenos negócios.

Tanto o Crowdfunding quanto o Equity Crowdfunding estão crescendo e virando tendência no mercado. Por outro lado, é essencial que as pessoas realizem pesquisas e análises para verificar qual opção melhor se encaixa com as suas metas e objetivos.

 

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *