Nos siga nas redes sociais

Colunas

Qual a importância da ciência na nossa vida?

Isabelle Vilela - Oceanógrafa, Mestra e Doutoranda em oceanografia com ênfase em mudanças climáticas.

Publicado

em

A ciência desempenha um papel muito importante em nossa vida cotidiana, permite a melhora da qualidade de vida de toda a humanidade por meio dos seus métodos e instrumentos. Segundo Albert Szent-Gyorgyi “A pesquisa é ver o que todos os outros viram e pensar o que ninguém mais pensou”. Sem pesquisa, não seria possível o desenvolvimento de diversos setores: tecnologia, saúde, economia, ambiental, medidas cautelares contra calamidades naturais, segurança pública e muitas outras.

Com o avanço da pesquisa é possível evitar os efeitos trágicos de desastres naturais, por meios de técnicas baseadas em evidências, planos de prevenção e de gestão de riscos. Assim, a aplicação da ciência e da tecnologia pode reduzir substancialmente as perdas de vidas, propriedades e bens culturais. Na China, por exemplo, em 1931 e 1959 as inundações causaram milhões de mortes, porém o desenvolvimento de sistemas de alerta e evacuação precoce, fazendo parte das políticas de redução de risco, contribui para que muitas vidas sejam preservadas. Outro exemplo, é um sistema nacional de aviso de inundação em Bangladesh que fornece avisos prévios de até 10 dias, ajudando-os a se defender contra as inundações regulares.

Na saúde, a importância da pesquisa e desenvolvimento também é vital, a qual acelera os diagnósticos, tratamentos e vacinas. Como a pesquisa que a Food and Drug Administration dos EUA em 1977, aprovou o sangue do caranguejo-ferradura para testar medicamentos e vacinas. O sangue desse crustáceo é usado para vacina contra o novo corona vírus através de uma substância presente no seu sangue azul e leitoso chamada de lisado de amebócitos do limulus (LAL).

Essa substância é a única fonte natural que detecta contaminantes bacterianos mortais e por isso é usada nos testes de vacinas e produtos farmacêuticos. Segundo Barbara Brummer, diretora estadual da The Nature Conservancy de Nova Jersey, nos EUA “Todas as empresas farmacêuticas ao redor do mundo dependem desses caranguejos.” Além disso, um marco recente na pesquisa foi a luta contra Ebola. Devido ao surto do Ebola de 2014 a 2016 na África Ocidental, a aceleração em pesquisas de vacinas experimentais e testes foram bem-sucedidos e em 2019 as autoridades europeias aprovaram a vacina, a qual controlou a disseminação em larga escala da doença.

No dia 8 de julho comemora-se o Dia Nacional da Ciência e porque não refletir como nossas vidas dependem da pesquisa científica, o quanto é necessário aumentar o investimento na ciência e a valorização dos cientistas?

 

@isabellevilela1 @oceanmatters2020

 

Referências:

https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2020/07/sangue-caranguejo-ferradura-vacina-contra-coronavirus-covid-19-cura-endotoxina-lal

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *