Quatro cidades de Pernambuco têm recorde histórico de assassinatos em 2021; veja quais

 Quatro cidades de Pernambuco têm recorde histórico de assassinatos em 2021; veja quais

Apesar da redução dos homicídios em Pernambuco, no ano de 2021, quatro municípios localizados no interior apresentaram recorde histórico de crimes contra a vida.

Chã Grande, na Zona da Mata Sul; Ferreiros, na Mata Norte; Sanharó, no Agreste; e Carnaíba, no Sertão. O levantamento foi feito pela coluna Ronda JC, com base nos registros da Secretaria de Defesa Social (SDS) publicados desde 2004.

Em Chã Grande, 14 pessoas foram mortas no ano passado. Todas do sexo masculino. A efeito de comparação, cinco homicídios foram registrados na cidade em 2020. O delegado Paulo Roberto Lapenda afirmou que a maioria desses crimes no município tem ligação com o tráfico de drogas.

“Dos 14 assassinados, 12 a 13 foram por causa da disputa por território. São grupos que vêm de outras cidades para dominar o tráfico de drogas. Por isso, ocorrem as desavenças e mortes”, afirmou o delegado.

Em Carnaíba, sete pessoas foram assassinadas em 2021. Também todas do sexo masculino. Lá, diferente de Chã Grande, as motivações dos crimes não têm relação com a venda dos entorpecentes, segundo o delegado Thiago Souza.

“Sempre são casos pontuais. Houve homicídio por conflito em comunidade ou desavença. A cidade é tranquila, não tem problema de droga. A zona rural é muito grande e, às vezes, os conflitos são resolvidos a facadas”, disse o delegado.

Em Ferreiros, houve 11 homicídios no ano passado. Um deles foi identificado como feminicídio. Segundo as investigações, a vítima foi uma mulher de 30 anos, que teria sido assassinada pelo ex-namorado, em fevereiro, na altura da PE-82. A mulher estaria bebendo com o atual namorado, quando o ex teria chegado em uma moto e atirado no casal. A vítima morreu a caminho do hospital.

Em Sanharó, 12 pessoas foram mortas no ano passado. O dobro de casos registrados em 2020. As vítimas foram dez homens e duas mulheres.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas