Nos siga nas redes sociais

Coluna Financeiramente

QUEM E VOCÊ NA FILA DO PÃO

Publicado

em

Um grande problema que enfrentamos no Brasil é a falta de educação financeira. A grande maioria não aprendeu a ter uma boa relação com o dinheiro, não aprendemos na escola e infelizmente, também não aprendemos em casa, muitas vezes.

Nem todos os problemas relacionados ao dinheiro tem relação com a falta, muitas vezes mesmo tendo uma vida financeira confortável ainda existe a dificuldade de administrá-lo.

O seu “Eu financeiro” pode dizer muito de você. Dividimos em os perfis em três: endividado, equilibrado ou investidor. É muito importante que você identifique seu perfil, e saiba que, se estiver desconfortável, qualquer situação pode ser mudada para melhor!

ENDIVIDADO- Bem provável que não esteja conseguindo pagar todas as suas contas e esteja inadimplente com alguma delas. CALMA, essa é uma boa hora de começar a mudar e sair da zona de conforto, que, aqui entre nós, nem está tão confortável assim! Geralmente, o endividado não sabe quanto ganha, quanto gasta, não conhece seus credores, não tem noção de quanto custa suas dívidas, e é muito provável que não tenha um planejamento financeiro.

 

EQUILIBRADO – O equilibrado não tem dívidas e se as tiver, provavelmente, estão sob controle. Paga tudo em dia, não suporta pagar juros, consegue se planejar para compras parceladas e está acima da média da maioria dos brasileiros. O grande problema é que geralmente o endividado não tem reserva financeira, não criou o áabito de poupar dinheiro, e se acontecer algum imprevisto de saúde ou financeiro ele corre grande risco de se tornar inadimplente.

 

INVESTIDOR – PARABÉNS! Esse é o caminho para se tornar uma pessoal sustentável financeiramente. É preciso guardar parte do dinheiro que passa pelas suas mãos, proteger e fazer este dinheiro trabalhar pra você. Conhecimento, atitude e muitos sonhos nunca serão demais a você investidor.

 

Seja qual for o perfil que você identificar, sempre podemos mudar e evoluir. Adquira conhecimentos profissionais da área de educação financeira e ferramentas que te auxiliem no controle financeiro.

Comece a pensar no seu futuro, dinheiro precisa nos dar Segurança e Liberdade.

Conte comigo e até próxima semana!

 

Carolina Buarque

 

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop