Reajuste no IPTU no Recife e em Jaboatão será de 2,7% em 2018

 Reajuste no IPTU no Recife e em Jaboatão será de 2,7% em 2018

Contribuintes que possuem imóveis no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, devem ficar atentos ao reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018. Reajustado de acordo com o nível acumulado da inflação, neste ano, a taxa vai ter acréscimo de 2,7% do valor total do imposto. No IPTU de 2017, o aumento chegou a 7,87%.

As prefeituras do Recife e Jaboatão começam a partir de fevereiro de 2018 a distribuição dos carnês para pagamento do imposto. Desde o ano 2000, o valor segue a variação da inflação no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) durante os últimos 12 meses, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os contribuintes devem receber os carnês físicos, mas também podem acessá-lo pela internet.

Para incentivar os contribuintes a pagar o IPTU, as prefeituras anunciam, anualmente, descontos para os donos de imóveis que estão em dia com o tributo. No Recife, os contribuintes que estão em dia com as prefeitura podem quitar a taxa em cota única, com 10% de desconto. Quem escolhe parcelar a taxa em até 10 vezes recebe 5% de abatimento. Em Jaboatão, o desconto chega a 30% na cota única, apenas para quem está em dia com o município.

Com relação ao ano de 2017, no Recife, os contribuintes também foram afetados pelo aumento na taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares que, para a maioria dos recifenses, varia entre R$ 1,19 e R$ 8,85 mensais.

Desconto

Os moradores do Recife tem até o fim de novembro para indicar o imóvel que vai receber o desconto de até 50% no IPTU. O benefício é concedido para quem está em dia com o pagamento do tributo e informou o CPF ao pedir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e ).

Para indicar o imóvel, é preciso consultar os créditos no banner “Desconto IPTU 2018 Indique aqui seu imóvel” disponível no site da Prefeitura do Recife. Em seguida, o contribuinte deve apontar a casa, apartamento ou estabelecimento comercial que receberá o desconto. Quem não se cadastrou, deve clicar no link indicado.

Fonte: G1

Edição PE NEWS: Geibson Almeida

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *