Reunião entre ministro Carlos Fávaro e associação de confinadores da Indonésia debate ampliação de relações comerciais entre os países
Na missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) à Indonésia, o ministro Carlos Fávaro tem como principal objetivo a ampliação das relações comerciais entre o Brasil e a Indonésia. Em uma reunião realizada na manhã desta última segunda-feira (30/10), em Jacarta, o ministro, acompanhado do embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, e da delegação do Mapa, se encontrou com a Associação dos Confinadores de Gado (Gapuspindo) para discutir as oportunidades no mercado de exportação de gado em pé.
O mercado de exportação de gado em pé, aberto pela Indonésia em agosto deste ano, é de grande relevância para a pecuária brasileira. A Indonésia importa mais de 600 mil cabeças de gado por ano e demonstra interesse em fortalecer suas relações comerciais com o Brasil.
Apesar da regulamentação vigente que permite a exportação de gado brasileiro, a associação busca alternativas para intensificar as relações comerciais entre os empresários do setor. O ministro Carlos Fávaro enfatizou a importância de deixar o setor privado ajustar as relações comerciais: “Nós, governo brasileiro e empresários brasileiros, estamos aqui com o objetivo de melhorar a nossa cooperação junto ao governo indonésio“, declarou.
Didiek Purwanto, presidente da Gapuspindo, destacou que o aumento da população da Indonésia e o controle de doenças no Brasil o tornam um grande exportador de carnes. A importação de gado vivo tem como finalidade a recomposição do rebanho da Indonésia e a melhoria genética.
Atualmente, a Indonésia importa principalmente da Austrália, mas o Brasil possui um rebanho de cerca de 200 milhões de cabeças com características similares e adaptáveis ao clima do gado indonésio. Além disso, desperta interesse no rebanho de gado leiteiro.