Saiba como viajar com dupla cidadania
O Brasil é um país miscigenado, por isso muitos brasileiros possuem dupla ou múltipla nacionalidade. Comprar uma passagem aérea, ir ao aeroporto, apresentar documentos e embarcar pode gerar dúvidas para quem tem mais de uma nacionalidade.
De 2002 a 2017, o número de brasileiros que obtiveram cidadanias europeias aumentou mais de 800%, sendo cerca de 170 mil pessoas do nosso país que são reconhecidas como cidadãos europeus. Os dados são do Serviço de Estatística da União Europeia (Eurostat).
Por isso, vamos esclarecer as principais dúvidas em relação ao passaporte para que você possa comprar passagens promocionais e viajar sem problemas!
Qual passaporte usar?
Essa é a principal dúvida para quem é brasileiro e tem cidadania em outro país. A resposta é: depende do país. Para ficar mais claro de entender, vamos supor que você é brasileiro e tenha cidadania em Portugal também. Agora, vamos explicar os casos:
- saída e entrada no Brasil: se você deseja sair ou entrar no Brasil, use o passaporte brasileiro, sendo uma recomendação do Ministério das Relações Exteriores.
- viagem para Portugal (país onde você possui nacionalidade): supondo que você conseguiu encontrar uma boa promoção de passagem aérea em sites como 123 milhas para Portugal e vai viajar para curtir o país. Neste caso, use o passaporte português;
- viagem para outro país: aproveitou passagens imperdíveis para um destino X que não é o país que você tem nacionalidade e não sabe qual documento usar? Não há como falar qual é o melhor, pois depende do país para o qual você comprou milhas passagens, ou seja, para onde você está viajando. A dica é sempre pensar nas vantagens, principalmente em relação ao visto. Sendo brasileiro, você não precisa de visto para viajar para determinados países. Assim como sendo português, não é exigido o visto para visitar outras nações. Analise essa questão e use o documento que for mais vantajoso!
Se o meu passaporte brasileiro está vencido, o que faço?
Com o processo de compra de passagens aéreas e outras tantas preocupações, algumas pessoas acabam esquecendo de verificar a validade do passaporte. Para quem tem dois passaportes, há menos problemas se um deles estiver vencido.
Se o seu passaporte brasileiro estiver vencido, você pode mostrar o do outro país. Para o processo ser mais fácil, você pode apresentar o RG para comprovar que é do país.
Posso mostrar um passaporte na ida e outro na volta?
Não é o recomendado. Você deve mostrar o mesmo documento na ida e na volta. Por exemplo, você comprou uma passagem aérea para Portugal e decide que vai passar alguns meses lá. Na hora de sair do Brasil, use o passaporte brasileiro. Quando voltar de viagem, use novamente o documento do país para entrar aqui.
Caso você esqueça e acabe mostrando o documento do outro país, é provável que você tenha que explicar que possui dupla cidadania, entre outras questões.