Secti/PE atrai mais de 8 mil pessoas no REC’n’Play e premia startup com imersão em Portugal Bubuyog é a vencedora da Batalha de Startups, garantindo seis meses de aceleração no Porto Digital Europa, em Aveiro.
Bubuyog é a vencedora da Batalha de Startups, garantindo seis meses de aceleração no Porto Digital Europa, em Aveiro.
Mais de 8 mil pessoas aproveitaram as atividades interativas oferecidas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) durante o Rec’n’Play 2024. Durante o festival, conhecido como o Carnaval do Conhecimento, o órgão ainda anunciou a primeira startup a fazer parte do Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa. Com organização da Secti/PE, o evento ainda contou com um bate-papo entre a governadora Raquel Lyra e jovens de escolas públicas de diversas regiões do Estado, que apresentaram soluções tecnológicas baseadas em inovação para os problemas que vivenciam em seus cotidianos.
Vencedora da Batalha de Startups, a Bubuyog é a primeira empresa a receber o incentivo estadual para participar de uma imersão de aceleração e internacionalização de seis meses na sede do Porto Digital Europe, em Aveiro, Portugal. “O Governo de Pernambuco está focando na internacionalização, para que as empresas possam garantir seu desenvolvimento e nada melhor do que premiar a startup vencedora com o programa de internacionalização do Porto Digital Europa. Será uma imersão de seis meses em Portugal, toda financiada pelo Governo de Pernambuco“, disse.
Durante os quatro dias de Recn’Play, a área externa do Museu Cais do Sertão foi endereço do lounge da Secti/PE, um stand voltado prioritariamente ao público do festival. O espaço reuniu jovens que aproveitaram as opções de jogos eletrônicos, com vídeo games e jogos atuais, tótens para carregamento de dispositivos móveis e puffs confortáveis para descansar da maratona de atividades oferecidas pelo festival. “Conheci o ambiente da Secretaria na Campus Party e adorei o espaço porque aproxima a gente da tecnologia de uma forma divertida e permite que a tenha acesso a algo que não temos todos os dias”, pontuou o estudante Gabriel Henrique.
Espaço Cria – A aluna Angela Rafaela, da ETE Paulo Freire em Carnaíba, participou da mesa de debates Conexões Empreendedoras: um bate-papo das startups com a Governadora Raquel Lyra. O evento, realizado na Arena da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), instalada no Cais do Sertão, integrou a programação do Recn’Play. Durante o encontro, Angela apresentou à governadora e ao público o protótipo da luva que estabiliza tremores em pessoas com Parkinson, desenvolvida no Espaço CRIA da escola. “A nossa luva visa, por meio de dois princípios, melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem a doença de Parkinson. Ela utiliza principalmente componentes reutilizados, como HDs antigos e também as peças vibradores de celulares antigos, além de outros recursos, como luvas de academia, que são baratas, e outros itens eletrônicos”, destacou. Com um custo de produção em torno de R$ 92, a luva oferece uma alternativa acessível em comparação às opções existentes no mercado, que podem ultrapassar R$ 8.000.