Serviço Geológico do Brasil inicia mapeamento de áreas de risco em Paulista (PE) em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias

Elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco começa com diálogo com a comunidade e análise do território para prevenir desastres.

 Serviço Geológico do Brasil inicia mapeamento de áreas de risco em Paulista (PE) em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias Elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco começa com diálogo com a comunidade e análise do território para prevenir desastres.

Foto: SGB/Divulgação

O município de Paulista (PE) é um dos primeiros a receber especialistas do Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR). Esse trabalho é realizado por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid).

As atividades começaram com reuniões, na quinta (10) e sexta-feira (11), para integrar equipes, dialogar com a comunidade e definir, preliminarmente, os locais alvos do mapeamento. A partir de segunda (14), terá início o trabalho para mapear os riscos, com a participação de lideranças comunitárias. Serão analisados os aspectos gerais do município, a caracterização do território e definição e classificação das áreas de risco.

Esse levantamento permitirá identificar os locais mais suscetíveis aos riscos geológicos (como deslizamentos e inundações) e indicar a probabilidade de ocorrer algum desastre. Além disso, o SGB irá sugerir medidas que podem ser adotadas para proteger a população em caso de eventos extremos. Mais de 342 mil pessoas que vivem em Paulista, segundo dados do IBGE, podem ser beneficiadas pela elaboração do PMRR.

O SGB é referência nacional em mapeamentos voltados para a prevenção de desastres e essa parceria é o reconhecimento pelo nosso trabalho. Empenharemos esforços na elaboração do PMRR para apoiar o município em ações preventivas, principalmente em comunidades periféricas”, enfatizou o chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli, durante a reunião inicial. O trabalho será realizado com base nos guias, manuais, publicações e metodologias indicadas pela SNP. Ao longo das atividades, a comunidade participará ativamente ajudando a identificar as áreas que mais oferecem risco.

O diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Riscos da SNP, Rodolfo Moura, ressaltou que o PMRR é um instrumento de planejamento que visa oferecer informações técnicas com qualidade para os municípios se anteciparem aos desastres. “O Plano Municipal de Redução de Risco tem uma ferramenta muito importante, que é na sequência da identificação da área de risco, propor medidas estruturais – como obras de contenção e medidas não estruturais para o convívio ativo com a situação de risco encontrada”.

Para a secretária-executiva da Defesa Civil de Paulista, Cíntia Silva, o PMRR será fundamental para transformar a realidade de pessoas que estão em maior situação de vulnerabilidade social e moram em áreas de riscos geológicos. “Ter todos os pontos mapeados e reconhecidos permitirá que a gente, no futuro, corra atrás de recursos para para mitigar o risco e melhorar a qualidade de vida de comunidades que estão em áreas de risco e sofrem com deslizamentos, alagamentos e com o avanço do nível do mar”A reunião inicial de trabalho, na quinta-feira (10), contou ainda com a participação dos pesquisadores do SGB Marcelo Dantas, Denilson de Jesus, Francisco Campos e Gilmar Dias. Por parte da SNP, estiveram presentes também a assistente técnica Luana Alves. O município de Paulista (PE) foi representado pelo secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Gustavo Carneiro Leão. Na reunião, também esteve presente o secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco, major Marcelo Lima Silva.

Dez municípios das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste receberão Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) em parceria com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid). Mais de 7 milhões de pessoas serão beneficiadas.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *