SES se diz surpresa com a fala da prefeitura de Caruaru dizendo que não vai assumir a Gestão do São Sebastião

 SES se diz surpresa com a fala da prefeitura de Caruaru dizendo que não vai assumir a Gestão do São Sebastião

Prefeitura diz que irá se reunir com o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, para discutir o assunto.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que se surpreende com a fala da Prefeitura de Caruaru sobre a impossibilidade da gestão municipal em assumir a gestão do Hospital São Sebastião. Vale destacar que a SES tem mantido um diálogo permanente com a Secretaria de Saúde do município sobre o assunto, inclusive com a participação ativa do Ministério Público de Pernambuco no acompanhamento da pactuação, que teve início em 2012.

Diante do atual posicionamento de desistência da Prefeitura, a Secretaria Estadual de Saúde, de antemão, já informa que vai assumir a unidade, garantindo a ampliação da assistência à população do Agreste pernambucano. No entanto, é importante ressaltar que a municipalização do Hospital São Sebastião, se deu nos fóruns próprios de pactuação do SUS, envolvendo outros entes municipais da Região, Governo Estadual e o Ministério da Saúde (MS). Por causa disso, desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Caruaru recebe diretamente do MS cerca de R$ 434 mil, por mês, para o custeio específico de 56 leitos do Hospital São Sebastião, que estão dentro da rede regional de urgência e emergência. Portanto, para que o Governo do Estado assuma efetivamente a unidade será necessária uma nova pactuação nestas mesmas esferas do SUS.

Sobre a fala da Prefeitura de que os leitos do Hospital São Sebastião seriam voltados, em sua maioria, para a população de outros municípios, é importante esclarecer que, conforme os entendimentos que remontam ao ano de 2012, a unidade vai atuar como retaguarda da rede de urgência e emergência da Região, que corresponde aos hospitais Regional do Agreste e Mestre Vitalino, além da UPA de Caruaru. Neste sentido, os munícipes de Caruaru representam a grande maioria dos atendimentos destas unidades, chegando a quase 80% na UPA estadual.

Atualmente, as obras do Hospital São Sebastião estão com cerca de 99% dos serviço concluídos e a SES já iniciou as licitações para a equipagem de toda a unidade.

Por fim, é importante reafirmar que, no Agreste, os investimentos do Governo do Estado, nos últimos anos, ampliaram o acesso à saúde pública, reduzindo o deslocamento de moradores do interior ao Recife em busca de consultas com médicos especialistas. O município de Caruaru, polo e referência em Saúde para as outras cidades da Região, já ganhou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), inaugurada em 2010, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), em 2013, e o Hospital Mestre Vitalino, a maior e mais moderna unidade de saúde do Interior, inaugurado em 2014. Além do Hospital São Sebastião, a SES também está construindo, na cidade, o Hospital da Mulher do Agreste, que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2018.

Em nota, A Prefeitura de Caruaru informa que foi marcada uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, para a próxima sexta-feira (18) discutir o assunto. A gestão municipal reitera o compromisso de avançar cada vez mais na área de saúde em Caruaru e vai trabalhar para que haja uma solução e o mais breve possível o Hospital São Sebastião passe a atender à população.

A deputada Laura Gomes comemorou, em fala na Tribuna da Assembleia, na última quarta (16), a decisão do Governo Estadual de reabrir o Hospital São Sebastião por iniciativa própria e também festejou a contratação de um espaço para a instalação do Batalhão de Polícia Especializada em Caruaru. “São notícias positivas para a população e afirmativas dos compromissos assumidos com a saúde e a segurança pelo governador Paulo Câmara”, destacou.

O São Sebastião, fundado há 78 anos, deverá receber mais de 50 leitos destinados à retaguarda do Hospital Regional do Agreste, unidade de urgência sobrecarregada pela demanda de mais de cem municípios pernambucanos. Além do suporte ao HRA, um setor de cuidados paliativos também deverá funcionar no espaço a ser reinaugurado.

A decisão do Estado foi anunciada lado a lado com divulgação da Prefeitura de Caruaru informando da impossibilidade financeira para assumir a municipalização do HSS. A deputada Laura Gomes, todavia, em requerimento enviado ao Secretário de Saúde, Iran Costa, pedindo pressa nas providências para reabrir o hospital, recomenda a manutenção do diálogo, com portas abertas, para a implantação de serviços do município na área construída de mais de 4.000 metros, do São Sebastião, em ação de parceria.

No pronunciamento na tarde de hoje, a deputada socialista noticiou a contratação de um amplo espaço, no bairro do Caiucá, destinado à instalação do Batalhão de Polícia Especializada de Caruaru, que alocará na cidade 400 policiais, tanto para ações preventivas como repressivas da violência. “O que foi prometido está sendo cumprido e, em breve, a cidade e a região poderão recorrer aos novos contingentes de policiais treinados e equipados para combater a criminalidade”, disse a deputada.

Fonte: Jornal de Caruaru

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *