SOU MULHER SIM, E DAÎ?

 SOU MULHER SIM, E DAÎ?

Aproveitando o dia de hoje, vamos direcionar nosso papo não só para elencar pontos importantes sobre nós, mulheres, dentro do mercado, mas também para deixar uma reflexão sobre o que é ser uma profissional mulher dentro desse contexto.
A primeira questão para reflexão que trago é a seguinte: em algum momento você já parou para observar quantas mulheres ocupam cargos de liderança ao seu redor? Caso não, trago referências! Segundo os dados do livro Mulheres do Marketing, de cada 10 líderes em marketing, apenas uma é mulher.

Mesmo com toda a nossa luta e debates promovidos durante esses anos, a realidade do mercado é que os cargos de liderança e as decisões finais da maioria das grandes empresas, infelizmente, ainda são decididos por homens. Claro que não podemos desmerecer nossa luta nem esquecer que ainda estamos num processo de desconstrução, experimentando conquistar com muita garra o espaço que merecemos. No entanto, esta é uma briga diária que, ao me ver, já poderia ter sido superada sem precisar de tanto desgaste feminino. Mas isso é papo para uma outra oportunidade!

Apesar de tudo, sou grata por conseguir elencar alguns grandes exemplos de mulheres que são líderes bastante respeitadas e verdadeiras representantes femininas no marketing, como: Ana Tex, Flávia Altheman, Luciane Aquino, Priscilla Erthal, Monique Evelle, Camila Porto, Débora Alcântara, Maira Reis e Karol Pinheiro. O bom é que esses são só alguns nomes dentre as que se destacam na área!

Um outro ponto que quero trazer para nossa reflexão de hoje é: Como é possível que – com tantos debates voltados para mulheres – a grande maioria do público feminino ainda não se sinta contemplada com as propagandas que são “direcionadas” para elas? Alguém arrisca um palpite?!

Em dados, só para que você possa ter uma breve noção sobre o quão sério é o que estamos conversando aqui, temos que 58,5% é o percentual de mulheres que não se sentem representadas na publicidade no Brasil (pesquisa realizada pelo SPC Brasil). Vocês entendem que algumas empresas não estão mais alcançando com facilidade nem impactando seu público feminino simplesmente por suas campanhas publicitárias não estarem conversando com os diretos das mulheres?

É de extrema importância, dentro de qualquer ação que vamos realizar ou direcionar, conhecer bem o seu público de interesse, como já falei algumas vezes, para que sejamos assertivos e obtenhamos o resultado desejado. Se você, como mulher, não se identifica com “padrões” que não fazem parte da sua realidade, como vai existir interesse de compra? É preciso compreender a fundo o universo feminino e, para isso, quem melhor que a própria mulher?!
Empresas, estejam atentas! Mergulhem universo feminino, entendam e gerem satisfação e identificação com as clientes, assim estarão bem posicionadas!

Hoje é só mais um dia para reforçar o quanto somos especiais!
Ótimo dia amigas!
~

vidademkt #diadamulher #woman #marketing #empreendedorismo #mktdigital

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *