Sport vence, mas a taça do Nordestão vai para o Ceará

 Sport vence, mas a taça do Nordestão vai para o Ceará

Foto: Rafael Melo

Sport e Ceará se enfrentaram na noite da quarta-feira (03/05), na Ilha do Retiro, pelo último jogo da final da Copa do Nordeste 2023. O Leão precisava vencer o Vozão por dois gols de diferença para ficar com o título. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Vágner Love lançou Igor Cariús que, pela esquerda de ataque, cruzou rasteiro em direção à pequena área. Danilo Barcelos, do Ceará, cortou o cruzamento e a bola sobrou para Luciano Juba, que encheu o pé e marcou para o Sport.

Durante o primeiro tempo, o time pernambucano pressionou a equipe cearense com a intenção de fazer o placar que garantisse o título do melhor do Nordeste em 2023. A equipe de Emerson Moreira demonstrou superioridade técnica e tática em vários momentos. Passados 10 minutos, por exemplo, o Leão já tinha finalizado 4 vezes. Destaque para o chute de Jorginho, que acertou o travessão do arqueiro alvinegro, aos 5 minutos. A cabeçada de Rafael Thyere, que passou com perigo pela trave esquerda do goleiro Richard, e o chute de Vágner Love (após receber um lançamento de Jorginho pela esquerda, em um contra-ataque rápido do Sport), mas a zaga cearense bloqueou o chute e, em seguida, o arqueiro Richard matou o lance agarrando a bola. Ambas as jogadas ocorreram no 8º minuto.

Em bloco alto, o Sport continuava a pressionar o Ceará. Aos 12 minutos, Jorginho arriscou um chute de fora da área, depois de um corte errado da zaga do Ceará, mas sem sucesso. Em outro lance ofensivo, aos 15 minutos, Juba cruzou para Vágner Love, que foi abafado pela zaga e a bola saiu à escanteio. Aos 20 minutos, Fabinho cabeceou e o arqueiro do Vozão encaixou a redonda no peito.

RECIFE (PE), 03.05.2023 – COPA DO NORDESTE: SPORT x CEARÁ – Lance de jogo do Sport , durante partida contra o Ceará, válida pela disputa da Copa do Nordeste, realizada no Ilha do Retiro, em Recife, nesta quarta-feira, 3.

Enquanto o Sport atacava impondo velocidade, o time do técnico Barroca mostrou bastante eficiência nos cortes de bolas para a lateral e linha de fundo. O time cearense só conseguiu rondar a área do Leão aos 29 minutos e a única finalização do alvinegro, no primeiro tempo, foi aos 46 minutos, com Janderson, que conseguiu escapar da zaga pela esquerda de ataque, invadiu a grande área e chutou em gol, mas Renan defendeu com tranquilidade. O Sport conseguiu executar 10 finalizações na primeira etapa.

Segundo tempo

Pouco antes dos 2 minutos de jogo, o Sport teve a primeira chance de ampliar o placar. Em uma descida rápida pela direita de ataque, Edinho cruzou rasteiro, Jorginho fez um corta luz e a bola chegou nos pés de Juba, que chutou, mas a zaga cearense cortou a bola para lateral. Aos 5 minutos, Vágner Love escapa da marcação e dá um passe para Jorginho, na meia lua da grande área, mas ele chutou para fora.

RECIFE (PE), 03.05.2023 – COPA DO NORDESTE: SPORT x CEARÁ – Lance de jogo do Sport , durante partida contra o Ceará, válida pela disputa da Copa do Nordeste, realizada no Ilha do Retiro, em Recife, nesta quarta-feira, 3.

O Vozão conseguiu construir a oportunidade de gol aos 9 minutos. Jean Carlos (ex-Náutico) fez um cruzamento em profundidade da esquerda de ataque até a segunda trave, onde Victor Gabriel se aproximava para finalizar, mas ele não conseguiu chegar no tempo da bola, que saiu pela linha de fundo. O Ceará passou a controlar mais a bola no pé e fazer algumas inversões de lado para tentar furar a marcação central do Sport.

Precisando de mais um gol para ser campeão, o rubro-negro continuou a pressão. Aos 12 minutos, Edinho levantou a bola na área, em cobrança de falta, e quase que surpreende o goleiro cearense, que precisou se esticar para espalmar a bola a escanteio. Aos 13 minutos, Edinho infiltrou com velocidade na grande área e cruzou rasteiro, mas Luiz Otávio, do Ceará, cortou pela linha de fundo.

Aos 17 minutos, o Vozão reagiu à pressão mais uma vez com um chute perigoso de Jean Carlos, mas a bola foi para fora. Mesmo que de forma tímida, o Ceará passou a chegar na área do Sport. Porém, aos 24 minutos, o Leão apertou novamente. Felipinho recebeu um cruzamento e acertou um petardo no travessão de Richard e no rebote outro chute na trave com a bola saindo pela linha de fundo.

A partir dos 30 minutos, como consequência do ritmo frenético do Sport durante todo o primeiro tempo e em boa parte do tempo complementar, era visível o desgaste físico de alguns jogadores do Leão e, por isso, em alguns momentos, o Ceará marcou presença ofensiva conquistando alguns escanteios. A partida terminou com vitória do Sport pelo placar de 1 a 0 e a decisão foi para os pênaltis, tendo em vista o placar agregado de 2 a 2, pois o Vozão tinha vencido o primeiro jogo da final, no Castelão, por 2 a 1.

Pênaltis

Nos pênaltis o Ceará converteu 4 bolas contra 2 conversões do Sport e se sagrou tricampeão da Copa do Nordeste, mesma quantidade de títulos do Sport.

Abaixo, a sequência das cobranças. O sinal de (O) é quando o pênalti é convertido em gol e o sinal de (x) é quando o jogador perde a cobrança ou o goleiro defende a bola.

1- Primeira cobrança:

Ceará (x), Ceará (O)

A cobrança começou com o Ceará. Danilo Barcelos bateu à direita do goleiro Renan, que defendeu. Mas, o VAR revisou o lance e constatou que o arqueiro do Sport adiantou um passo e tirou o pé da linha antes do jogador do Ceará encostar na bola. O árbitro Dênis da Silva Ribeiro Serafim mandou repetir a cobrança. Dessa vez, Danilo Barcelos trocou de lado e converteu.

Sport (x) 

O primeiro a cobra pelo Leão foi Luciano Juba. Ele bateu na direita do goleiro Richard, que defendeu.

2- Segunda cobrança:

Ceará (O)

Jean Carlos chutou no ângulo esquerdo do goleiro do Sport e converteu.

Sport (O) 

Vágner Love bateu e converteu.

3- Terceira cobrança:

Ceará (x)

Guilherme castilho bateu a meia altura na direita do goleiro Renan, que caiu para o mesmo lado, espalmou, e a bola parou na trave evitando o gol.

Sport (O)

Sabino cobrou e converteu. Goleiro caiu para direita e o zagueiro do Sport mandou a bola na esquerda.

4- Quarta cobrança:

Ceará (O)

Luvannor bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro Renan, que caiu do mesmo lado, mas não evitou o gol.

Sport (x)

Gabriel Santos cobrou a meia altura no lado direito de Richard, que defendeu.

5- Quinta cobrança:

Ceará (O)

Erick cobrou e converteu.

Sport (não precisou cobrar por ter perdido 2 cobranças anteriores).

Palavras de Richard, goleiro do Ceará, após o jogo

“A gente tem trabalhado muito por esse momento. A gente sabe que esse momento é o momento que todo jogador quer estar e […] Deus […] nos abençoou hoje aqui. Agradeço muito a Deus, a minha família, aos meus pais, que têm sofrido junto. Tenho certeza que eles torceram bastante e a nação [torcedores do Ceará] que tava precisando. Eles vieram, nos apoiaram, compraram a ideia desse ano e espero que a gente possa conseguir dar sequência durante o ano”.

Danilo Barcelos, do Ceará, fala sobre a conquista

“É um marco muito grande na minha carreira. Talvez o maior e o mais especial que eu vivi até hoje. Prometi a minha esposa hoje que levaria esse título para casa. […]. Eu venho batalhando bastante durante anos. Já tive esse título em 2014 pelo Sport, que foi especial, mas com certeza retornar aqui hoje, depois de 9 anos, de tudo que eu vivi aqui nesse clube, e poder dar um título para o Ceará […] isso vai ficar marcado para sempre na minha vida e que o torcedor do Ceará possa lembrar por muitos anos”.

Emerson Moreira, técnico do Sport

“Futebol é eficiência. A gente não tem a certeza que tudo que [se] vai criar vai ser feito [gol]. Acho que nós tivemos finalizações boas que o goleiro […] Richard fez boas defesas, outras [finalizações] que a bola pegou na trave. Então, foi questão de detalhe […] e algumas outras [finalizações] talvez a gente pudesse ter caprichado um pouco mais para poder sair daqui com o título”.

Por Jefferson R Silva

mmscriacoes

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *