Vereador Rinaldo Junior Recebe Título de Cidadão do Recife em Solenidade
Cinco anos depois que a Câmara Municipal aprovou o Título de Cidadão do Recife a Rinaldo Junior, atualmente vereador pelo PSB, o parlamentar recebeu a honraria em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (18). A entrega foi feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), mas a iniciativa partiu do seu pai, o então vereador Marco Aurélio Medeiros, justificada pelos “relevantes serviços prestados à sociedade”. A solenidade foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença de diversos vereadores que compareceram para prestigiar o colega de tribuna, além de familiares e amigos.
A mesa de honra foi composta pelos vereadores Romerinho Jatobá, Marco Aurélio Filho, Rinaldo Junior e o deputado estadual Rodrigo Farias. Rinaldo Junior, 42 anos, está em seu segundo mandato como vereador do Recife; é o líder do PSB na Câmara Municipal e vice-líder do Governo, além de integrar a Comissão de Legislação e Justiça e a Comissão de Meio Ambiente. Ele também é presidente da Força Sindical de Pernambuco e do Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios (SIEEC).
O Hino Nacional, de praxe nessas solenidades, foi interpretado por Cirlene Menezes, acompanhada pelo sanfoneiro Fernando Vinil. Em seguida, Marco Aurélio Filho ocupou a tribuna e iniciou o discurso dizendo que Recife e Olinda são irmãs, metáfora que usou para introduzir a informação de que o homenageado é natural daquela cidade, mas que tem longo histórico de prestação de serviço à população recifense. “Rinaldo nasceu em Olinda, cidade-irmã do Recife e aqui ele tem sido um grande irmão na Câmara do Recife. É um irmão pelo líder nato e pela forma com que conduz os seus trabalhos”.
Marco Aurélio Filho destacou ainda a relação próxima do homenageado com Marco Aurélio Medeiros, seu pai e autor do Decreto Legislativo de 4 de abril de 2019, que concedeu o Título de Cidadão. “Não tem como a gente não se emocionar. Marco Aurélio foi presidente da Força Sindical, que hoje é presidida por Rinaldo. Mas algo que é peculiar entre todos nós é a gratidão que temos, cada um, às nossas famílias”. Em outro momento do discurso, Marco Aurélio Filho ressaltou a importância do trabalho que é feito por Rinaldo Junior como líder do governo e disse que ele se caracteriza pela capacidade de “dialogar com todos os partidos da situação e da oposição”.
Marco Aurélio Filho disse, também, que “que esta casa legislativa fez um gol de placa, hoje, como Rinaldo costuma dizer, sendo desta vez por reconhecer o trabalho e o legado de um grande vereador deste Poder Legislativo, e amigo, que é Rinaldo Junior”. Ele concluiu afirmando que “o Recife ganha oficialmente hoje um filho que sempre foi desta terra, por assim dizer. Foi aqui que você construiu sua história e é aqui que você está ajudando, diuturnamente, a construir um Recife cada vez mais justo. Um Recife que, acreditamos, será cada vez melhor através dos nossos trabalhos e dos nossos pares”.
Filho do sindicalista Rinaldo Alves de Lima e da gestora Ana Maria de Lima Alves, Rinaldo Junior fez 42 anos ontem (17 de junho). Ele é administrador de empresas por formação e dirigente sindical por paixão. Iniciou sua atuação no movimento sindical de Pernambuco em 2002, aos 19 anos, cuidando de atividades administrativas do Sindicato Stealmoaic, junto com sua mãe, e acompanhando sempre seu pai. Rinaldo Junior é casado com a advogada Marcelle Nathália Pereira Silva de Lima e tem duas filhas, Ana Sofia Silva de Lima e Mariana Silva de Lima.
Na Câmara do Recife, Rinaldo Junior defende melhorias das condições de vida para os trabalhadores, luta por conquistas trabalhistas, dignidade e respeito no trabalho. Ele também é autor de leis importantes para a cidade, melhorando a vida das pessoas e das comunidades, viabilizando obras importantes junto à Prefeitura do Recife e defendendo o trabalhador e a trabalhadora.
Após o discurso, foi feita a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Rinaldo Junior. Em seguida, o mais novo Cidadão do Recife, Rinaldo Junior, subiu à tribuna e fez os agradecimentos, sobretudo ao vereador Marco Aurélio Medeiros. “Em seu nome, Marco Aurélio Filho, quero agradecer ao seu pai pela oportunidade. Seu pai sempre foi meu amigo e me acolheu. Essa comenda tem o DNA do seu pai, que foi uma das primeiras pessoas que me ligou quando eu ganhei as eleições em 2016. Hoje ele não está presente hoje, aqui, mas tenho a certeza do carinho que ele tem por esta casa. A passagem dele por esta casa foi muito importante”. Em seguida, ele agradeceu a todos os presentes e revelou que estava emocionado.
Depois, Rinaldo Junior relembrou momentos de sua vida pessoal, sua origem e infância, contou que era morador da periferia e recordou, emocionado, os ensinamentos que recebeu dos pais. “Hoje, estou vereador, mas sou sindicalista de corpo e alma. Foi lá, no Sindicato, que comecei a observar que enquanto houver discriminação, não há democracia”, disse. Foi através de luta sindical, segundo disse, que resolveu defender “os mais vulneráveis, que estão na base da pirâmide social”. Ele acrescentou que temia que ser sindicalista e político com mandato, pois achava que um trabalho consumiria o outro. “Mas, vejo que temos a obrigação de defender os nossos ideais. O importante é termos um lado, que é defender o povo. Foi esse lado quem me fez receber este Título de Cidadão”.
Rinaldo Junior se emocionou em diversos momentos, sobretudo quando se dirigiu à mãe, Ana Maria. “A senhora muito me ajudou. Eu quero lhe agradecer. Meus amigos de infância sabem que não foi difícil e a senhora sempre teve rédeas duras”. Ele também falou da família que construiu e disse que é em nome desta família que sai todos os dias de casa para lutar pelo povo do Recife. “Quero ser exemplo de pai, marido, filho, homem, colega, amigo. Quero que no futuro digam que eu fui um cara legal. Minha inspiração maior é servir ao povo”. Ele também disse que o seu pai, Rinaldo Alves de Lima, “é o homem mais solidário que eu conheci. O amor que ele tem pelo próximo é gigantesco e eu tento carregar pelo menos 10% do que ele é”. Por fim, ele disse que o seu sentimento era de gratidão a todos os amigos, familiares, lideranças e colegas vereadores presentes.
Logo em seguida, a cantora Cirlene Menezes e o sanfoneiro Fernando Vinil voltaram a se apresentar e cantaram parabéns para Rinaldo Junior. No final, o vereador Romerinho Jatobá fez uma avaliação da solenidade e disse que parabeniza Marco Aurélio Filho, assim como o pai dele, por estarem homenageando “este vereador que divide os dias aqui com a gente”. O presidente da Câmara do Recife afirmou, ainda, que Rinaldo Junior é um amigo. “Hoje, Rinaldo, sinta-se homenageado não só por ser vereador, mas também por ser um recifense. As causas que você defende já fazem com que você seja um recifense. Este título é justo por todo o trabalho que desenvolve em favor da população”. Em seguida, Romerinho Jatobá convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.