Nos siga nas redes sociais

Shows

VICTORIA: UMA TRAVESSIA MUSICAL AO REDOR DO MUNDO

Publicado

em

Em 13 de dezembro de 1519, cinco navios capitaneados por Fernão de Magalhães atracaram na Baía de Guanabara em busca de uma rota alternativa para chegar às Ilhas Molucas, o paraíso das especiarias. Este ano marca o 500º aniversário do início daquela proeza naval que foi a primeira circum-navegação ao redor do planeta e o violonista espanhol Rafael Serrallet idealizou um espetáculo musical para celebrá-la. O concerto, intitulado Vitória: Uma TravessiaMusical ao Redor do Mundo, se une às comemorações da data com uma cuidadosa seleção de músicas acompanhada por delicadas e sugestivas imagens que serão exibidas durante o concerto.

“Não existem muitos documentos que falem sobre a importância da música na expedição, mas é mais que provável que ela tenha sido parte do cotidiano dos marinheiros em sua longa jornada. Certamente a tripulação entoava celeumas ao trabalhar (cantos cadenciados para regular o movimentos dos marinheiros durante os trabalhos realizados a bordo dos navios, como o içado de velas, fundear âncoras, etc.).” diz Serrallet.

O concerto é uma homenagem ao acontecimento e também uma maneira de divulgar um pouco mais o que aconteceu naquela aventura épica. “Existem projeções de imagens de pinturas, gravuras e mapas que ajudam a situar o espectador no itinerário da viagem.” ressalta Serrallet.

No que diz respeito ao repertório musical, há transcrições de obras de Desprez, Dalza, Attaignant, do cancioneirode Paris e do cancioneiro de Palacio, tudo muito internacional, da mesma forma que as origens dos marinheiros embarcados.

O violonista Rafael Serrallet é um dos artistas espanhóis mais internacionais do cenário musical. Com vinte e cinco anos de carreira e mais de mil shows em mais de oitenta países, em 2018 Rafael se tornou o primeiro músico clássico a fazer shows em todos os continentes (incluindo a Antártica), feito que lhe valeu um registro no Guiness Book, o livro dos recordes.

O concerto, que estreou em agosto na Namíbia e também foi apresentado na Malásia, Camboja e Vietnã, faz parte do Programa Oficial do “V Centenario 1ª Vuelta al Mundo” tendo sido selecionado pelo “Ministerio de Cultura y Deporte” da Espanha e que permanecerá ativo até 2022, emulando a data em que o navio Victoria (que dá nome ao espetáculo) finalmente retornou a Sevilha, há 500 anos. O show acontecerá nos Institutos Cervantes do Recife (13 de dezembro), Rio de Janeiro (14 de dezembro) e Brasília (15 de dezembro).


Victoria: Uma Travessia Musical ao Redor do Mundo.
Violão: Rafael Serrallet
Obras de: Leroy, Attaignant, Morlay, Galilei, Dalza, Narváez

Continue Reading
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *