22ª Semana Nacional de Museus: Goiana celebra a cultura e educação

Museu de Arte Sacra de Goiana promove uma semana de atividades culturais e educativas.
 22ª Semana Nacional de Museus: Goiana celebra a cultura e educação

Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (13), inicia a 22° Semana Nacional dos Museus. Promovido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a programação acontece em mais de 1000 museus, instituições culturais e educativas em todo o Brasil, e na Zona da Mata Norte, desembarca no Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG), gerenciado pelo Sesc Ler Goiana. A temporada acontece entre os dias 13 e 17 de maio, com visitação aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e atividades gratuitas. 

Com o tema “Museus, educação e pesquisa”, a programação inclui oficinas, visitação mediada, além de excursões voltadas para estudantes e professores da região. Instituições e grupos interessados podem agendar visita através do número (81) 3626-8421. O projeto como um todo acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado oficialmente em 18 de maio.  

A semana dos museus é um momento de convite ao público, para que conheçam mais da história que aqui guardamos e se apropriem desse conhecimento” explica Leandro Roberto, professor de Artes Visuais no Sesc Ler Goiana. O MASG conta com mais de 800 peças em seu acervo, composto por estátuas, pinturas, livros e outras peças textuais religiosas. 

A abertura da Semana Nacional de Museus será na próxima segunda-feira (13) e contará com bate-papo no Centro Cultural Historiador Antônio Corrêa de Oliveira, com o tema “Museu: um espaço de educação“, onde serão abordadas reflexões sobre arte sacra e o museu como espaço de educação não-formal.  

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos também participarão da agenda “EJA no Museu”, nos dias 14 e 15 de maio. A programação segue com duas oficinas: no dia 14, a partir das 10h, com a oficina de a de Colagem Digital “Arte Sacra: O Sagrado Contemporâneo”, partindo da fotografia de peças do museu para intervenções digitais que serão aplicadas nas plataformas PicsArt e Canva, voltada para maiores de 14 anos. 

Já no dia 16, haverá a oficina de “Desenho de Observação: A Arte Sacra“, onde os estudantes irão experimentar exercícios de desenho no espaço do museu utilizando as obras como base. A atividade é voltada a maiores de 10 anos.  

Museu é lugar de sabedoria e aprendizado. O Sesc, junto a tantas outras instituições, abre suas portas convidando a comunidade a se aproximar e tomar posse do conhecimento preservado nos museus” comenta Bernardo Peixoto, presidente do sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Pernambuco. 

As oficinas serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas na Central de Relacionamento da Unidade. Caso o estudante seja menor de 18 anos, é preciso comparecer acompanhado dos pais ou responsáveis. 

Sesc – O Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 23 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo, e o Centro de Produção Cultural, Tecnologia e Negócios do Sesc, em Garanhuns. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. 

Serviço – 22º Semana Nacional de Museus 

Data: De 13 a 17 de maio 

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h 

Endereço: Rua Josias de Albuquerque, s/n, Centro, Goiana – PE 

Entrada: Gratuita, na Central de Relacionamento da Unidade.  

Informações: (81) 3626-8421

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *