Trinta casais formalizam união em casamento coletivo na UNIFBV

Cerimônia acontece no dia 1º de dezembro, às 15, no pátio da instituição
Trinta casais das comunidades Sítio Grande e Dancing Days terão a oportunidade de realizar o sonho de formalizar a sua união no dia 1º de dezembro, na UNIFBV, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. O casamento coletivo acontece às 15h, no pátio da instituição, e conta com um casal homoafetivo. Quem oficializa o matrimônio é o Juiz de Direito da Sétima Vara da Família e do Registro Civil, Paulo Romero de Sá Araújo.
A ação de casamento coletivo é oferecida pela instituição de ensino desde 2014 e, nesta edição, contará com o apoio do curso de Gastronomia, que produzirá trinta mini bolos de noiva que serão entregues a cada casal. Todo o processo jurídico foi feito pelos alunos do curso de Direito do UNIFBV, com apoio e direcionamento do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da IES.
“Essas famílias estão realizando o sonho de casar e nós, como instituição, estamos aqui para levar benefícios para essas comunidades”, comenta o coordenador do NPJ, Carlos Kley. Ele explica que essas famílias passam a ser acompanhadas pelo programa Dignidade da Família, uma iniciativa da instituição que promove palestras sobre violência doméstica, direitos sobre bens, abandono parental entre outros temas pertinentes às partes. “Os filhos dos casais também passam a ser acompanhados por nós, que vamos auxiliá-los no tocante à educação, como no programa Anjo da Matemática, que ensina essa matéria para crianças com dificuldade” conclui Kley.
Para 2018 não é mais possível se inscrever, mas um novo processo de casamento acontecerá em agosto de 2019. Os interessados podem procurar o centro universitário portando certidão de nascimento ou documento equivalente; declaração de duas testemunhas (não parentes) que atestem conhecê-los e que não há impedimento para o casamento; declaração de estado civil, do domicílio e da residência atual das partes; e, se necessário, certidão de óbito do cônjuge falecido, de nulidade ou anulação de casamento ou do registro de sentença de divórcio.