Alerta Cardiológico: Exames Preliminares são Cruciais Antes da Prática de Exercícios

Cardiologista destaca a importância dos exames na prevenção de mortes súbitas durante a atividade física.
 Alerta Cardiológico: Exames Preliminares são Cruciais Antes da Prática de Exercícios

Foto: Divulgação

Com a chegada do novo ano, a promessa de adotar hábitos mais saudáveis e iniciar uma rotina de exercícios físicos é comum. No entanto, antes de dar o primeiro passo em direção a uma vida mais ativa, especialistas alertam para a importância dos exames cardíacos preliminares. O cardiologista do Real Instituto de Cirurgia Cardiovascular (Ricca), Dr. Rodrigo Torres, destaca que mais de 320 mil mortes súbitas ocorrem anualmente no Brasil, sendo essenciais os exames para identificar e prevenir possíveis riscos.

O “descompasso no coração” afeta mais de 20 milhões de pessoas, sendo responsável por essa alarmante estatística de óbitos súbitos. O Dr. Torres ressalta que não é a prática de exercícios físicos em si que conduz à morte súbita, mas sim a ausência de exames preliminares. Estes exames, essenciais para diagnosticar e prevenir doenças genéticas graves, são particularmente cruciais para evitar arritmias cardíacas, que podem desencadear a morte súbita, especialmente em pessoas mais jovens.

“A maioria das arritmias é benigna e requer acompanhamento médico. Não há uma idade específica para a morte súbita. Jovens atletas ou bebês, aparentemente saudáveis, podem falecer repentinamente, mas ela é mais comum em pessoas mais idosas, já portadoras de doenças cardíacas prévias“, alerta o cardiologista. Além disso, a morte súbita pode ser desencadeada pelo exercício físico durante a atividade em si ou até 24 horas após.

Em indivíduos com menos de 35 anos, a Cardiomiopatia Hipertrófica, uma característica genética que resulta em um músculo cardíaco mais espesso, é uma das causas comuns de morte súbita durante o exercício intenso. O Dr. Torres destaca que o risco é real, mas enfatiza que uma vida saudável, com alimentação balanceada, exercícios diários e acompanhamento especializado, é crucial para a longevidade.

Infartos fulminantes, a forma mais comum de morte súbita, são causados por extensa necrose do músculo cardíaco ou alterações na condução elétrica normal do coração. Para garantir uma vida ativa e saudável, o alerta do cardiologista é claro: exames cardíacos preventivos são indispensáveis antes de se aventurar em qualquer atividade física.

SERVIÇO:
Real Instituto Cardiovascular (Ricca)
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu
Instagram: @ricca_rhp

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *