CA-FAF fecha pré-temporada da Arbitragem com atividades no Rei Pelé

 CA-FAF fecha pré-temporada da Arbitragem com atividades no Rei Pelé

A pré-temporada movimentou os árbitros alagoanos neste fim de semana. As atividades foram intensas e exigiu muito esforço físico, técnico e mental dos profissionais do apito. Os trabalhos terminaram ontem (13) no Estádio Rei Pelé. A programação ainda contou com atividades no gramado do Rei Pelé no sábado pela manhã.

Comandados pelo instrutor físico Luigi Alpino, os árbitros e assistentes iniciaram os trabalhos com testes físicos e tiveram sequência com o instrutor da CBF José Alexandre Barbosa. Em seguida, os profissionais foram divididos em grupos. Os assistentes trabalharam posicionamento simulando situações diferentes em uma partida. Essa atividade foi dirigida pelo árbitro assistente CBF, Pedro Jorge Santos.
Os árbitros também focaram em diversas situações. Cada profissional se movimentou em torno do campo sendo acompanhado pelo instrutor George Alves Feitosa. O objetivo é utilizar todos os terços do campo fazendo com o que o árbitro tenha melhor aproveitamento das jogadas na partida.

O presidente da Comissão de Arbitragem da FAF, Charles Hebert, destacou a importância da pré-temporada. “É um momento de capacitação. É o início de uma jornada visando o Campeonato Alagoano. A preparação acontece em diversas formas: física, técnica e mental. Este período é imprescindível para que esses profissionais tenham êxito nas competições”.
No sábado a tarde no Colégio São Lucas, na Jatiúca, a preparação teve continuidade em sala de aula. Os profissionais conheceram de forma detalhada o Regulamento do Campeonato Alagoano 2019, que foi apresentado pelo diretor de competições da FAF, Luciano Sampaio.
O árbitro Denis Ribeiro Serafim, do quadro da FAF e da CBF comentou os três dias de preparação. “Assim como os clubes que também passam por uma pré-temporada, os árbitros necessitam desse período. Com essa preparação conseguimos chegar 100% no Campeonato. As provas e os testes físicos são intensos e exigem muita concentração da nossa parte”.
A abertura da pré-temporada aconteceu na sexta-feira. O Auditório do Rei Pelé ficou lotado com as presenças de diversas personalidades. Entre elas, o presidente da FAF, Felipe Feijó, o presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF), Salmo Valentim e a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Cláudia Petuba.
Também compareceram à solenidade, o presidente da CA-FAF, Charles Hebert, o vice-presidente da CA-FAF, George Alves Feitosa; o instrutor da CBF, José Alexandre Barbosa Lima; o presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas, Silvio Acioly; e o empresário Douglas Diniz, representante do Illa Sorvetes, uma das empresas parcerias da Arbitragem em 2019.
Na sexta à noite, os trabalhos começaram com uma palestra do instrutor da CBF, José Alexandre Barbosa Lima, que fez uma breve apresentação institucional da CBF.
Avaliações
A pré-temporada dos árbitros contou com uma novidade neste ano. Idealizada pelo presidente da Comissão, Charles Hebert e a secretária-geral da CA-FAF, Lydia Pollyana, a Comissão aplicou duas avaliações teóricas por meio da plataforma digital online Classroom, que já vem sendo utilizada pelos cursos da CBF.
O Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo virtual e pedagógico, gratuito e simples de utilizar, além de facilitar a distribuição de conteúdo voltados para a Arbitragem. A ideia da CA-FAF é de recorrer ao sistema em aplicação de trabalhos, simulados e avaliações com os árbitros locais.
 
Minuto Esporte

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *