Cemitérios públicos e privados se preparam para receber visitantes no Dia de Finados

Diversas celebrações religiosas serão realizadas nos cemitérios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Olinda
 Cemitérios públicos e privados se preparam para receber visitantes no Dia de Finados

Com o Dia de Finados celebrado na quarta-feira (2), os cemitérios públicos e privados do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Olinda se preparam para receber os visitantes. Nesta quarta, as prefeituras e as empresas privadas realizam uma programação especial para o público que deseja prestar homenagens aos seus entes queridos.

No Recife, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realiza uma série de serviços de limpeza, conservação e manutenção nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea). Ficam à disposição dos visitantes, na administração dos cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

Os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea e Casa Amarela recebem celebrações religiosas durante toda a quarta. Em Santo Amaro, as celebrações acontecem às 7h (missa), 8h30 (recitação do santo terço), 10h (celebração da missa com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido), às 12h (missa), às 14h30 (recitação do santo terço) e às 16h (missa). Dom Fernando Saburido também celebra missa no Parque das Flores, às 16h.

A administradora do cemitério de Santo Amaro, Maria Rocha, destaca que os serviços de limpeza e manutenção começaram há mais de 30 dias, devido à extensão do local. Maria afirma que a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem o espaço no Dia de Finados. O local funcionará a partir das 6h.

Administradora do cemitério de Santo Amaro, Maria Rocha. Foto: Melissa Fernandes/ Folha de Pernambuco

“É um cemitério histórico que é cheio de visitações e é muito importante manter a limpeza e a boa visão do cemitério para as pessoas. A gente vai fazer de tudo para entregar agora o melhor possível para os visitantes no Dia de Finados, mas o trabalho não vai parar, ele continua”, afirma.

A servidora pública Ana Cláudia Cantanhêde, de 57 anos, antecipou a visita ao cemitério para prestar homenagens aos seus entes queridos. Ela afirma que antecipou a ida para realizar as suas orações em um dia mais tranquilo.

“É um momento bem diferente, de agradecermos o que a gente recebeu dessas pessoas que já se foram. É um momento de a gente rezar por essas pessoas independentemente de sua religião, de reverenciar os entes queridos que tiveram alguma participação na sua vida ou também aqueles que a gente nunca conheceu. A minha mãe me trazia no cemitério e a gente sempre parava nesses túmulos mais esquecidos para fazer uma oração, então cemitério sempre foi um lugar de oração”, explica Ana.

No município do Paulista, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realiza trabalhos de pintura e limpeza no Cemitério Campo Santo São José para o Dia de Finados. Na quarta, às 7h, o público poderá acompanhar a tradicional missa celebrada pelo Padre Carlos Fred, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Paratibe. Na ocasião, as músicas da cerimônia religiosa ficarão por conta do Grupo Ministério da Música Aliança com Deus, da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape II.

O Cemitério e Crematório Morada da Paz, também em Paulista, realiza uma programação especial em homenagem à data. Das 9h às 16h, no Espaço Ecumênico, haverá uma programação religiosa. As celebrações terão início às 9h, com uma missa, às 11h, haverá um culto, seguido de uma palestra espírita às 14h. Por último, às 16h, haverá a segunda missa do dia. Este ano, são esperados cerca de 10 mil visitantes.

Em Olinda, os cemitérios públicos de Águas Compridas e Nossa Senhora da Conceição, em Guadalupe, estão com equipes de capinação, varrição, jardinagem e manutenção hidráulica e elétrica para receberem os olindenses que irão homenagear seus entes queridos. Os locais vão funcionar das 7h30 às 17h no Dia de Finados. Estão programadas duas celebrações nos dois cemitérios: missa às 8h e um culto às 14h. Os dois espaços devem receber cerca de 15 mil pessoas.

No Jaboatão dos Guararapes, a Secretaria Municipal de Infraestrutura promove um mutirão de limpeza, capinação e pintura nas áreas internas e externas dos cemitérios da Saudade, da Muribeca e no Parque da Paz para receber os visitantes. O horário de atendimento ao público será das 8h às 17h. Serão realizadas missas no Parque da Paz nos horários às 9h, 11h, 14h e 15h, bem como cerimônias para o público evangélico.

 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas