Com o tema “Juntos Somos Mais Fortes”, Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) destaca a importância da união na luta contra o câncer de mama

Em Pernambuco, a SBM-PE prepara uma série de atividades para orientar as mulheres, reforçando a mensagem de que a doença tem cura e que podemos alcançá-la através da detecção precoce e tratamentos eficazes
 Com o tema “Juntos Somos Mais Fortes”, Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) destaca a importância da união na luta contra o câncer de mama

Foto: Reprodução

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) anuncia o lançamento oficial da campanha do Outubro Rosa sob o tema “Juntos Somos Mais Fortes”. No coração de Pernambuco, a SBM-PE dará início a esta campanha em 01 de outubro, a partir das 9h, no Recife Tênis Clube, Imbiribeira. Este evento será um dos muitos que ocorrerão ao longo do mês de Outubro, promovendo conscientização e ação em todo o estado.

O lema “Juntos Somos Mais Fortes” do Outubro Rosa pela Sociedade Brasileira de Mastologia ressalta a importância da unidade na batalha contra o câncer de mama. Ele reforça a mensagem de que a doença é tratável, graças aos avanços médicos, detecção precoce e tratamentos eficazes. A frase sublinha a necessidade de colaboração entre instituições, profissionais de saúde, organizações e a população em geral, para promover a conscientização, o diagnóstico precoce e o apoio adequado às mulheres afetadas. Essa mensagem de esperança e solidariedade inspira ações conjuntas para um futuro com menos casos de câncer de mama e mais apoio às mulheres em sua jornada contra a doença.

A Dra. Ana Beatriz Albuquerque, presidente da SBM-PE, declara: “A nossa campanha do Outubro Rosa 2023 traz como mote ‘Juntos Somos Mais Fortes’, justamente para mostrar a importância da união de todos, cujo objetivo este ano é unir forças numa campanha multidisciplinar. Colocamos em destaque não apenas a prevenção primária, enfatizando atividade física e alimentação balanceada, mas também a saúde mental. Esses esforços se estendem às pacientes oncológicas, onde, além das orientações anteriores, o diagnóstico em estágios iniciais permite cirurgias menos invasivas e tratamentos menos tóxicos.”

Cenário Nacional e em Pernambuco

O cenário do câncer de mama ainda é motivo de preocupação no Brasil e em Pernambuco. A Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Pernambuco (SBM-PE) reforça a mensagem da importância do diagnóstico precoce, incentivando exames preventivos e visitas regulares ao médico.

A Dra. Albuquerque enfatiza: “As prioridades em relação ao Brasil, especialmente em Pernambuco, incluem a expansão da rede de rastreio. Queremos que todas as mulheres tenham acesso à mamografia de rastreio, desde os 40 anos de idade. Reconhecemos que cada paciente é única e suas necessidades devem ser tratadas individualmente, levando em consideração histórico familiar, comorbidades e expectativa de vida após os 75 anos.”

Ela acrescenta: “Atualmente, falta a capilaridade necessária na rede de saúde para que as pacientes façam biópsias mamárias, o que é fundamental para um diagnóstico claro e um tratamento abrangente. Isso inclui apoio psicológico, nutricional, cirurgias com mastologistas, tratamentos sistêmicos com oncologistas, radioterapeutas, fisioterapeutas, equipes de enfermagem oncológica e serviços sociais.”

A SBM-PE enfatiza a complexidade do tema, levando em consideração as diversas nuances do câncer de mama e a necessidade de tratamento individualizado para cada paciente.

Orientações Cruciais

De acordo com a Dra. Ana Beatriz Albuquerque, as orientações essenciais para as mulheres incluem o autoexame, que é importante para autoconhecimento, mas não substitui a mamografia de rastreio a partir dos 40 anos de idade. Ela enfatiza que o autocuidado deve começar desde cedo, com uma vida saudável, controle de peso, hábitos saudáveis e medidas para redução do estresse.

O câncer de mama, quando detectado em estágios iniciais, tem uma taxa de cura de 95%. Mesmo em estágios avançados, o tratamento ainda é viável. “Não devemos desistir nunca de buscar assistência médica adequada, independentemente do estágio do diagnóstico”, conclui a Dra. Albuquerque.

UNIDADES DE REFERÊNCIA EM PERNAMBUCO / SERVIÇOS GRATUITOS

Os serviços gratuitos oferecidos em Pernambuco e no Recife de atenção terciária que tem esse apoio eficaz ao câncer de mama são: Hospital das Clínicas da UFPE, Hospital do Câncer de Pernambuco, IMIP, Hospital Barão de Lucena e Hospital Universitário Oswaldo Cruz.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SBM PE PARA O OUTUBRO ROSA 2023:

01/10 – IMBIRIBEIRA (RECIFE-PE)

Uma série de atividades estão programadas para o mês de Outubro em todo Estado de Pernambuco. A abertura oficial do Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Pernambuco (SBM-PE) ocorrerá na manhã do domingo, 01, a partir das 9h, no Recife Tênis Clube, no bairro da Imbiribeira. As ações tem como objetivo estimular a prática de atividade física entre os colegas da sociedade de mastologia bem como das sociedades parceiras como Oncologistas, Radiologistas, Radioterapeutas e equipe multiprofissional. “Vamos promover um encontro no domingo de manhã para estimular a prática de atividade física no Recife. Em paralelo, faremos uma triagem com a comunidade da região e encaminharemos as mulheres com indicação para realizar mamografia de rastreamento”, informou Dra. Ana Beatriz.

De acordo com ela: “Nesse dia de abertura oficial, teremos um momento de descontração com foco na saúde física e mental das mulheres, bem como terá uma ação social que vai ser a avaliação e triagem de mulheres da comunidade Beira Rio, que Fica nas adjacências do Recife Tênis clube,  bem como a oferta, quando indicado de mamografias de rastreamento para essas mulheres, e já está organizado um fluxograma  e um sistema de encaminhamento para as pacientes que apresentarem necessidade de complementar os  exames de diagnóstico, bem como fazer uma investigação diagnóstica quando os exames vierem alterados” ,ressaltou a presidente. É importante frisar que as pacientes, caso exame venha alterado, serão contactadas para prosseguirem com a investigação clínica a fim de se frisar o benefício do diagnóstico precoce e continuidade do tratamento especifico”, finalizou.

02/10 – HOSPITAL DAS CLÍNICAS (RECIFE-PE)

A SBM fará uma ação de orientação no Hospital das Clínicas de Pernambuco (HC) a partir das 6h.

05, 06 e 07/10 – CONGRESSO BRASILEIRO DE MASTOLOGIA

A SBM participa em São Paulo (SP) do Congresso Brasileiro de Mastologia, representando a regional Pernambuco, com objetivo de debater temas relevantes sobre o assunto.

07 e 08/10 – AÇÃO SOCIAL NO BAIRRO DA VÁRZEA / PARCERIA COM O OUTUBRO ROSA DA FEP – 5º CIRCUITO DE HIPISMO

A SBM em parceria com a FEP (Federação Equestre de Pernambuco) está apoiando o 5º Circuito de Hipismo da Federação, que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de outubro na Coudelaria Souza Leão, no bairro da Várzea, no Recife. Durante o campeonato terão diversas ações sociais de educação continuada para tirar dúvidas com relação ao câncer de mama, bem como a oferta de mamografia de rastreamento para as mulheres da comunidade da Várzea, bem como mulheres que aparecerem no local por livre demanda.  Essas mulheres serão redirecionadas para a Atenção Terciária caso os exames apresentem alguma alteração, a fim de se garantir a continuidade do diagnóstico e o tratamento especializado com a mastologia.

10/10 – REUNIÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

A SBM participará de uma importante reunião com a Secretaria de Saúde do Recife, junto com a Sogope, com objetivo de levar propostas para a melhoria na assistência à população feminina, tanto para que o mamógrafo móvel passe a receber pacientes a partir dos 40 anos de idade, além de tentar ampliar a malha de biópsia mamária dentro da rede pública para tentar desafogar um pouco os serviços terciários que estão abarrotados e não conseguem suprir a demanda em tempo hábil, já que a atenção secundária está  deficitária.

Mostrar a importância do câncer de mama, que tem a maior taxa de mortalidade entre as mulheres, ou seja, é o que mais mata mulheres no mundo, mas que é muito potencialmente curável. Portanto, ele mata porque o diagnóstico está sendo tardio, ou seja, se o diagnóstico for inicial, se consegue mudar essa estatística da mortalidade.

12/10 – CORRIDA ROSA saindo do Parque da Jaqueira

A SBM prepara uma grande “Onda Rosa” no dia 12/10, com uma corrida saindo do Parque da Jaqueira, com concentração às 5:15 da manhã. Será uma corrida de 15 km com vários grupos de corredores.

25/10 – ALMOÇO ROSA (BENEFICENTE)

A SBM-PE participará e apoiará o evento “Almoço Rosa” promovido por Bia Guirão e Luciana Lócio. Esse evento frisa colocar em evidência o tema câncer de mama e angariar fundos para a reforma do setor de mastologia do hospital Universitário Osvaldo Cruz da UPE.

20 e 21/10 – CURSO DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA – HOSPITAL DO CÂNCER (HCP)

A SBM-PE estará no Hospital do Câncer de PE (HCP) no curso de reconstrução mamária que visa oferecer treinamento para o refinamento cirúrgicos de colegas mastologistas, a fim de se ampliar a oferta de cirurgias de reconstrução mamária imediata, repercutindo na melhora da autoestima das pacientes.

Segue em anexo a logomarca da Campanha Oficial e imagem da Dra. Ana Beatriz Albuquerque – Médica Mastologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Pernambuco (SBM-PE). 

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *