Curta Taquary Encerra sua 17ª Edição com Destaque para Filmes Premiados e Compromisso Ambiental

Festival Celebra a Produção Contemporânea de Curtas-Metragens do Brasil e do Exterior, Promovendo Educação e Preservação Ambiental em Taquaritinga do Norte e Toritama.
 Curta Taquary Encerra sua 17ª Edição com Destaque para Filmes Premiados e Compromisso Ambiental

Água Doce/Arapuá Filmes – Foto: Divulgação

A 17ª edição do Curta Taquary chegou ao fim nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água. A data escolhida foi simbólica, pois o eixo ambiental é primordial para o festival e, em 2024, teve uma importância ainda maior, com o Rio Capibaribe eleito como grande homenageado da edição. Com atividades em Taquaritinga do Norte e em Toritama, além da exibição de filmes, foram realizadas ações formativas, como oficinas, e ambientais, a exemplo do plantio de duas mil mudas para o reflorestamento da região. A ação de plantio ocorreu em parceria com a Compesa.

Nesta edição, o Curta Taquary exibiu 67 curtas-metragens do Brasil e do exterior. Foram exibidos filmes de 16 estados, além de obras da Argentina, México, Chile, México, Peru, Espanha e dos Estados Unidos. As produções concorreram nas seguintes mostras temáticas, que foram avaliadas por um júri especial: Mostra Brasil e Mostra InternacionalMostra Primeiros Passos (para diretores/as em seu primeiro trabalho); Mostra Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Mostra Universitária (direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação); Mostra Diversidade (obras que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Mostra Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Mostra Criancine (curtas voltados para o público infanto-juvenil; Mostra PernambucanaMostra AgresteMostra Por Um Mundo Melhor (produções com foco na educação ambiental).

Além delas, foram realizadas duas mostras não competitivas: LPG – Taquaritinga do Norte, com produções que ressaltam a memória de personagens da cidade, e Toritama, com filmes dirigidos por uma nova geração do audiovisual da região.

Durante o festival, houve exibições em parceria com o Kurta na Kombi, projeto de exibição ao ar livre vindo diretamente do Rio Grande do Norte, e que, além da praça principal de Taquaritinga do Norte, também, mostrou filmes nos distritos Sítio Jerimum, Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar.

O 17º Curta Taquary é uma realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções e conta com o incentivo do Funcultura – Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco e o apoio da Compesa.

Sobre o Curta Taquary:

Ao longo de sua história, o Curta Taquary já exibiu trabalhos produzidos em todo o Brasil, além de filmes de diferentes países. Fundado em 2005, o festival se consolida como um dos mais vibrantes do país, dialogando com outras linguagens artísticas, como as artes visuais, a música e o teatro, e movimentando o Agreste de Pernambuco, não só com exibições de filmes, mas também através da realização de atividades formativas. O compromisso do projeto com o audiovisual, a cultura e o meio ambiente o consolidou como um importante veículo de formação e de inclusão social, promovendo a interiorização da cultura e levando informação e entretenimento sem nenhum custo para todas as classes sociais.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *