Debate Inédito Marca os 25 Anos do Cinema da Fundação, com Participação dos Fundadores

Cineastas e gestores relembram a trajetória do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco em evento especial
 Debate Inédito Marca os 25 Anos do Cinema da Fundação, com Participação dos Fundadores

Foto: Reprodução

O Cinema da Fundação Joaquim Nabuco comemora seus 25 anos de existência em grande estilo, promovendo um debate inédito que contará a trajetória do espaço cultural. Os fundadores Kleber Mendonça Filho, Luiz Joaquim, Silvana Meireles e Joselito Gomes conduzirão a conversa, proporcionando ao público uma viagem pelos bastidores e marcos dos últimos 25 anos de contribuição significativa para a formação cinematográfica em Pernambuco. O evento gratuito, intitulado “25 Anos do Cinema da Fundação“, acontecerá na sala Derby amanhã, às 18h.

Foi em maio de 1998, nos primeiros dias como sala comercial, que Silvana Meireles, diretora do Instituto de Cultura da Fundaj, Kleber Mendonça Filho, então coordenador do Cinema da Fundação, Joselito Gomes, projecionista da Casa, e Luiz Joaquim, estagiário da equipe, deram vida ao que viria a ser um dos espaços culturais mais emblemáticos de Pernambuco. O debate não apenas rememorará a criação do Cinema da Fundação, mas também destacará momentos marcantes dessa jornada cinematográfica.

A presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, destaca a importância do evento, que não apenas revisitará a história do espaço, mas também celebrará sua influência no cenário audiovisual pernambucano e nacional. “É uma programação muito rica que mostra a potência da dimensão cultural da Fundaj“, comenta a presidenta.

Para esquentar o debate, já no clima de torcida para sua seleção ao Oscar 2024, a mostra retorna à sua programação “Retratos Fantasmas”, em sessão única às 16h10, da terça-feira (19). Um dos mais elogiados filmes de 2023 e que junto à grandes títulos do cinema nacional, como “O Som ao Redor” (2012), “Aquarius” (2017), e “Bacurau” (2019), tem sua direção assinada pelo debatedor da noite, Kleber Mendonça Filho. Com ingressos à R$14 (inteira) e R$7 (meia), a bilheteria da sala Derby abre uma hora antes da sessão para a retirada de ingressos.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *