Defensoria Pública de Pernambuco inaugura Sala Rosa e promove ação de cidadania em Caruaru

 Defensoria Pública de Pernambuco inaugura Sala Rosa e promove ação de cidadania em Caruaru

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (27), a Defensoria Pública de Pernambuco inaugura mais um espaço de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, a Sala Rosa. Este local oferecerá um atendimento jurídico humanizado e especializado, demonstrando o compromisso da instituição em apoiar as mulheres que enfrentam esse desafio. A inauguração está marcada para as 11 horas e acontecerá no Núcleo da Defensoria Pública em Caruaru, na Rua Doutor Pedro Jordão, 688, no bairro Maurício de Nassau.

No sábado (28), a Defensoria dará continuidade ao seu compromisso com a comunidade caruaruense, realizando, em parceria com diversos órgãos, uma grande ação de cidadania. O evento acontecerá na Escola de Referência em Ensino Médio Vicente Monteiro, localizada na Rua Doutor Júlio de Melo, no Centro de Caruaru.

Durante esse evento, a população terá acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo atendimento jurídico, orientação sobre procedimentos judiciais relacionados à área de família, como divórcio, alimentos, guarda e regulamentação de visitas. Além disso, haverá a possibilidade de encaminhamentos para a obtenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, bem como suporte para o processo de habilitação gratuita de casamento.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) estará presente para emitir a 1ª e 2ª via de carteira de identidade, enquanto o Detran oferecerá serviços gratuitos, como emissão de CRLV, renovação e segunda via da CNH, captura de imagem, emissão de taxas, multas e agendamento de serviços.

Os serviços da Compesa incluirão a atualização cadastral, solicitação de tarifa social, negociação de débitos e emissão da segunda via, enquanto a Neoenergia proporcionará serviços comerciais e a troca de lâmpadas antigas (incandescentes e fluorescentes compactas) por lâmpadas de LED, de forma gratuita. O Procon oferecerá orientação tanto para consumidores quanto para fornecedores.

As secretarias municipais da mulher e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos disponibilizarão serviços de orientação social e jurídica, equipes especializadas no atendimento de mulheres em situação de violência, atualização e inclusão no Cadastro Único/Bolsa Família, atendimento técnico social, emissão da Carteira do Idoso, orientação sobre LEVA para pessoas com deficiência, orientação para tarifa social da CELPE e da COMPESA, emissão do ID Jovem (para jovens de 18 a 29 anos), divulgação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa Criança Feliz.

A ARPERN/PE e ANOREG/PE, em parceria com os cartórios locais, oferecerão orientações e a emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito. Além disso, será possível realizar exames clínicos das mamas, aferição de glicemia, receber orientações sobre o câncer de mama e o câncer no colo do útero, agendar exames de DNA no núcleo, além de aferição arterial e de glicemia. Esta iniciativa reforça o compromisso da Defensoria Pública de Pernambuco com a promoção dos direitos e o bem-estar da comunidade de Caruaru.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *