Demanda por Síndicos Profissionais Cresce em Condomínios: Nova Realidade e Desafios

Profissionais qualificados são cada vez mais essenciais na gestão de condomínios, em meio a crescentes desafios e demandas.
 Demanda por Síndicos Profissionais Cresce em Condomínios: Nova Realidade e Desafios

Foto: Divulgação

Morar em condomínio exige bastante tolerância e bom senso. No lugar de convivência entre muitas pessoas acabam surgindo uma série de assuntos que geram conflitos. Calotes, cães, crianças, carros e canos, por exemplo, são os cinco “cês” que representam mais da metade das reclamações diárias dos patrimônios verticais. Para que tudo flua da melhor forma possível, principalmente na hora de intermediar um conflito, o síndico profissional tem sido cada vez mais procurado para resolver essas questões na gestão do condomínio e entre os moradores.


Com essas modernizações no setor, o simples síndico morador – chamado de síndico orgânico – está ficando obsoleto, sendo fundamental cada vez mais a busca de conhecimento técnico, compreendendo também os diversos avanços no setor. Sendo assim, administradores, contadores, advogados e diversos outros profissionais estão se capacitando para gestão de condomínio, trazendo consigo conhecimentos relevantes, agregando ao cargo eletivo, este, escolhido em assembleia condominial pelos condôminos conforme disposição legal e norma condominial.


Segundo a síndica profissional Ana Paula Carvalho, a busca frequente por conhecimento se faz necessária haja vista as constantes mudanças e atualizações no setor de condomínio. “Essas mudanças compreendem desde as alterações da legislação quanto ao tema, como também as implementações trazidas pelos parceiros prestadores de serviço, ressaltando ainda que essa relação é de extrema importância para a melhoria constante do condomínio”, explica.


Portanto, adequando-se à realidade atual, o síndico profissional favorece uma administração imparcial e objetiva, livre das influências pessoais ou conflitos de interesse entre os condôminos, dedicando-se ainda, à administração condominial com maior profissionalismo. Para a especialista, nos casos de conflitos condominiais, muitas vezes o problema perdura por anos e anos, justamente por não utilizarem dos meios adequados para solucionar os problemas.


O síndico profissional possui as técnicas adequadas para uma mediação assertiva, além de trabalhar nas pessoas a escuta ativa, permitindo que as mesmas possam, juntas, solucionar o conflito/problema e tornar o convívio agradável, promovendo a cultura da paz. “É importante frizar que os interessados na carreira de sindicância devem buscar, não apenas cursos sérios sobre o tema que emitam certificados, mas também participem de eventos sobre o tema, tais como congressos, palestras e reuniões, sendo importante também uma graduação que possua relação com a matéria, possibilitando uma base de instruções” alerta.


Por fim, é dever do síndico sempre se atualizar, exercer com transparência suas funções, respeitando a legalidade e as normas condominiais, proporcionando aos condôminos um lugar seguro, confortável e valorizado, promovendo, portanto, um condomínio exemplar.


Serviço:
Síndica Ana Paula Carvalho]
Instagram: sindica_anapaula

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *