Dia Municipal do Forrozeiro é Celebrado com Homenagens na Câmara Municipal do Recife

 Dia Municipal do Forrozeiro é Celebrado com Homenagens na Câmara Municipal do Recife

Foto: Reprodução

Existe um nome que é dado para todos aqueles e todas aquelas que cantam, dançam, tocam, compõem, produzem e divulgam o gênero musical forró. Chama-se forrozeiro, ou forrozeira, nesse caso, dependendo também do gênero. Mas, não vem ao caso: ser forrozeiro, ou forrozeira, é uma atitude que exige crença, amor, e, principalmente, respeito, pelo segmento musical. Por valorizar e reconhecer tudo isso, o vereador Almir Fernando (PSB) realizou reunião solene nesta quarta-feira (12) para celebrar o Dia Municipal do Forrozeiro, quando homenageou 36 pessoas e grupos que engrandecem e reverenciam o forró.

Além de fazer parte do chamado ciclo junino, o Dia Municipal do Forrozeiro, que recai exatamente neste 12 de junho, está previsto em Lei Municipal originada a partir de um projeto de lei do vereador Almir Fernando, declarando o ritmo musical Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife. A reunião solene de comemoração foi presidida pelo vereador Doduel Varela (PSD), que compôs a mesa solene com o autor da homenagem; a cantora e homenageada Monike Carvalho; o apresentador do programa Conversa Boa da Rádio Jornal, Ciro Bezerra; o diretor do bloco Galo da Madrugada, Robson Pinheiro; o assessor do Ministério da Cultura, Feliciano Félix; e o representante da Associação dos Forrozeiros de Pernambuco (Asfope), Antônio Paulino.

Foi uma solenidade diferenciada, que começou com a execução do Hino Nacional, tocado pelo sanfoneiro Júlio César Mendes. Quem estava no plenário da Câmara Municipal, acompanhou cantando. “É com imensa alegria que estamos reunidos hoje para celebrar o Dia Municipal do Forrozeiro, uma data especial que eu, como vereador e autor desta sessão solene, tive a honra de instituir no nosso calendário municipal através da Lei número 17.887/2013. Desde então, o dia 12 de junho tornou-se um marco importante para homenagearmos aqueles que tanto contribuem para a riqueza cultural de nossa cidade: os forrozeiros”, disse o vereador.

Almir Fernando definiu o forrozeiro como um “guardião de uma tradição que corre nas veias de nosso povo”. Ele acrescentou que era com “grande prazer”, portanto, que entregava os certificados para homenagear alguns dos forrozeiros que se destacam por sua dedicação e talento. “Estes certificados são mais do que um reconhecimento; são um símbolo de gratidão por todo o trabalho árduo e a paixão que cada um de vocês deposita em sua arte”. O vereador destacou que, todos os anos, faz questão de realizar a homenagem porque acredita “que é fundamental” reconhecer e valorizar os nossos forrozeiros. “Eles são responsáveis por manter viva uma das mais autênticas expressões culturais do nosso país. E hoje, mais do que nunca, precisamos celebrar essa riqueza, incentivar a continuidade dessa tradição e apoiar aqueles que se dedicam a mantê-la viva”.

O parlamentar agradeceu a todos e todas presentes à solenidade, mas também aqueles que, de alguma forma, contribuem para a preservação e divulgação do Forró. “Vamos continuar celebrando o Forró, reconhecendo o trabalho dos nossos forrozeiros e promovendo nossa cultura para que ela continue a florescer e encantar gerações”. Depois do discurso, o vereador Almir Fernando entregou um certificado aos homenageados, cuja lista completa está publicada abaixo.

Na sequência, o apresentador do programa Conversa Boa da Rádio Jornal, Ciro Bezerra, foi convidado a subir à tribuna e a fazer um discurso. Ele destacou a importância da solenidade. “Esse encontro tem muito a ver com nosso propósito de levar alegria. Parabéns a todos vocês”, disse. Ele transmitiu um abraço a todos os presentes, assim como aos organizadores da solenidade, em nome dos dirigentes do Sistema Jornal de Commercio, por ter recebido uma homenagem destinada ao programa Arraial da TV Jornal. Ciro Bezerra destacou que a festa promovida pelos forrozeiros, no ciclo junino, impulsiona o turismo, mas também lembrou os nomes de diversos comunicadores antigos, alguns já falecidos, que trabalhavam com forró em seus programas de rádio.

Representando todos os homenageados, a cantora Monike Carvalho foi a última a discursar. “Boa noite aos forrozeiros e forrozeiras aqui presentes. Agradeço imensamente por participar da oitava edição deste evento, que se consolida como o Oscar do Forrozeiro”. Quero agradecer ao vereador Almir Fernando, que apresentou a Lei 18.244, de 2016, que homenageia os forrozeiros”, disse. Ela finalizou o discurso dizendo que “nós forrozeiros, somos a resistência viva do nosso forró! Viva o forró!”

Durante a solenidade, vários forrozeiros e forrozeiras se apresentaram. As primeiras foram as cantoras Lili Moreno, Gaby Lapenda e Monike Carvalho. Mais adiante, Jorge Neto, Rogério Rangel e Neto Andrade também justificaram o nome de forrozeiros. Apresentaram-se, ainda, Cintia Barros, Walquíria Mendes, Toninho do Acordeon.

Nem só de forró foi marcada a solenidade. Um dos presentes, Júnior Vieira, foi convidado a subir à tribuna para declamar um poema em homenagem, claro, aos forrozeiros. No final, o presidente da reunião, vereador Doduel Varela, convidou a todos forrozeiros e todas forrozeiras para que, em posição de respeito, ouvissem o Hino da Cidade do Recife. Mas, foi tocado em ritmo de frevo canção.

Lista dos homenageados:

  1. ALUÍZIO DO ACORDEON
  2. ANA KARANINA
  3. ARRAIAL DA TV JORNAL
  4. BAIÃO DE BARRO
  5. BLOG FAMA\FABIOLA FARIAS
  6. BLOG HÉLIO MARQUES
  7. BLOG PERNAMBUCO TEM
  8. CHARLES THEONE
  9. CHICO BALA

10. DOMINGOS SÁVIO

11. ELIANE ABREU

12. FORRÓ DO GALO

13. FORRÓ XIQUE

14. FRED CAMPOS

15. GABY LAPENDA

16. GENARO ALMEIDA

17. GIRO BLOG

18. JORGE NETO

19. JÚLIO CÉSAR

20. JÚLIO FALCÃO

21. LAMPIÃO A GÁS

22. LILI MORENO

23. MALENA

24. MARCELO MIRANDA

25. MARCELO ROSSITER

26. MATHEUS VINI

27. MAURO E FARRA DE 3

28. MONIKE CARVALHO

29. NETO ANDRADE

30. PROGRAMA CONVERSA BOA\CIRO BEZERRA

31. PROGRAMA MESA DE BAR\WAGNER GOMES

32. ROGÉRIO RANGEL – CANTOR E COMPOSITOR

33. SOCORRO LIMA

34. SYDNEY BLATELLA

35. TONINHO DO ACORDEON

36. TRIO VILELA

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *