Nos siga nas redes sociais

Saúde

Em ação inédita, Prefeitura de Petrolina realizará cirurgias de fissura labial

Publicado

em

Ofertar atendimentos de saúde perto de casa é uma das prioridades da Prefeitura de Petrolina. Desta vez, em uma ação inédita, o município irá realizar cirurgias para a correção de fissuras labiopalatinas, que são malformações congênitas caracterizadas pela descontinuidade das estruturas do lábio, palato ou ambos. Essas lesões ocorrem em diferentes posições da face e com extensão variável. Anteriormente, esses pacientes eram enviados para Recife.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da Atenção Básica, Roberta Teixeira, essa é uma ação importante, já que a não correção da fissura pode causar dificuldades na alimentação, no ganho de peso, problemas na arcada dentária, no crescimento e desenvolvimento harmônico da face, na fala, na adaptação e desempenho social.

A coordenadora ressalta que a intervenção e o tratamento precoce têm um papel fundamental para o sucesso do procedimento, além disso, a primeira intervenção cirúrgica também é responsável pelo bom prognóstico, principalmente em crianças. O tratamento envolve diversas especialidades, como cirurgia plástica, odontologia, ortodontia, fonoaudiologia, enfermagem, entre outros.

Através de um convênio com um hospital particular e uma parceria com o Instituto Bucomaxilofacial, o município terá capacidade para atender 20 pacientes por mês. As primeiras cirurgias já acontecem neste mês de outubro, nos dias 29 e 30. Pacientes que têm esse procedimento a ser realizado, podem procurar o serviço de odontologia na Unidade Básica de Saúde do bairro em que residem.

Sistema de Comunicação de Pernambuco

Copyright © 2021 PE News. Desenvolvido por avanzzada

Grupo Remop