Em Olinda, Priscila Krause visita a sede do Homem da Meia-Noite e a Casa dos Bonecos Gigantes e reforça parceria do Governo com símbolos culturais de Pernambuco
A governadora de Pernambuco em exercício, Priscila Krause, intensificou o apoio do governo às tradições carnavalescas do estado ao visitar, nesta sexta-feira (1°), as sedes de dois ícones culturais de Olinda: o Homem da Meia-Noite e os Bonecos Gigantes. A visita reforça o compromisso com a preservação e valorização desses símbolos, fundamentais para a identidade cultural pernambucana.
Durante a visita, Priscila Krause dialogou sobre a realização do Carnaval de 2024, evidenciando a importância dessas manifestações para a cultura e economia criativa. “Estes são dois lugares icônicos para o carnaval de Pernambuco. O Governo do Estado está chegando junto, dando o apoio necessário para sua sustentabilidade e manutenção, para reforçarmos parcerias, que reforçam a cultura e a economia criativa. Nosso compromisso é garantir a manutenção das tradições, que expressam para o futuro um legado cultural incomparável“, afirmou Krause.
Na sede do Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006, a governadora foi recebida pelo presidente da agremiação, Luiz Adolpho. Este ressaltou a significância da visita, destacando a proximidade do Governo do Estado com as tradições populares. “Estou há 22 anos conduzindo o Homem da Meia-Noite, e é a primeira vez na história que uma governadora nos visita. É motivo de orgulho e de honra ver o Governo do Estado próximo ao gigante de Olinda, e isso tem um significado imenso, porque quando ele está próximo do Homem da Meia-Noite, ele está próximo do povo pernambucano“, afirmou Adolpho.
Já na Casa dos Bonecos Gigantes, Priscila Krause encontrou o artista plástico Silvio Botelho, idealizador dessas figuras marcantes do Carnaval de Olinda. A visita não apenas celebra a arte por trás dos gigantes, mas também reforça o reconhecimento do governo pela contribuição desses artistas. “Essa ação da governadora de visitar in loco quem faz o carnaval de Pernambuco é de suma importância. Valoriza o artista e é uma demonstração de que ela reconhece e que não quer ter notícia, mas sim, estar presente“, destacou Botelho.
A secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, e o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, também estiveram presentes, enfatizando a importância dessas manifestações para o Carnaval de 2024, que promete ser o maior da história de Pernambuco. “Estamos planejando e conversando na ponta com quem faz o nosso carnaval, e nos traz o sentimento de pertencimento e orgulho de ser pernambucano“, ressaltou Cacau de Paula. O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, também acompanharam a visita, reforçando o compromisso do governo com a preservação das tradições culturais do estado.