Governo de Pernambuco Celebra Crescimento Histórico do Turismo em 2023

Resultados positivos marcaram o ano, com recorde de voos e estratégias inovadoras da Setur e Empetur.
 Governo de Pernambuco Celebra Crescimento Histórico do Turismo em 2023

Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco, sob a gestão da governadora Raquel Lyra, celebra o fechamento de 2023 com um capítulo histórico para o turismo estadual. O Aeroporto Internacional do Recife, principal porta de entrada para o Estado, registrou números recordes, com um aumento significativo no fluxo de voos. Desde junho, o aeroporto recebeu 7020 voos só em dezembro, um crescimento de quase 9% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Essa ascensão é resultado de uma série de estratégias e ações implementadas pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). O governo direcionou esforços para concluir obras essenciais, como a reforma da Praça de Boa Viagem, no Recife, e realizar intervenções de infraestrutura em todo o Estado.

Os serviços ligados ao turismo também apresentaram um crescimento notável, com uma média de receita nominal de 20% até setembro de 2023, segundo o IBGE. A rede hoteleira, por sua vez, tem mantido índices elevados de ocupação, especialmente durante feriados, com perspectivas otimistas para a temporada de verão.

Os resultados deste ano são fruto do empenho dos colaboradores da Secretaria de Turismo e Lazer, da Empetur, e de todos os que estão trabalhando para consolidar o turismo como um dos principais motores da economia de Pernambuco. A partir de agora, é continuar seguindo todas as orientações da governadora Raquel Lyra, para prosseguir na mudança que nosso Estado escolheu”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.

A Empetur, durante todo o ano de 2023, promoveu treinamentos para agentes e operadores de viagens, totalizando mais de 11 mil profissionais capacitados em mais de 30 eventos nacionais e internacionais. As capacitações focaram em destacar as belezas naturais de Pernambuco, com ênfase nas opções turísticas variadas, desde destinos de praia até o interior do Estado.

Para Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o papel dos agentes de viagens é crucial no estímulo ao crescimento do turismo. “Entender o que faz um viajante escolher o seu destino nos ajuda a criar estratégias mais assertivas na hora de vender Pernambuco para os turistas. Por isso, focamos em treinamentos com quem está em contato direto com o público”.

A participação em feiras internacionais também foi intensa, com destaque para a América do Sul. A Argentina, principal mercado emissor de turistas internacionais para Pernambuco, foi visitada, além de Alemanha, Espanha, Paraguai, Uruguai e Portugal, mercados que oferecem voos diretos para a capital pernambucana.

A promoção internacional não se limitou a eventos, expandindo-se para publicidade e propaganda em mercados como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Portugal e Panamá.

Em 2023, a Empetur conduziu diversas campanhas, incluindo “Viva o seu momento Noronha”, “Fenearte”, “Rota do Frio: o seu rolê de inverno”, “Destino Litoral” e “Viva um Verão Naturalmente Incrível”. A última foi a campanha principal do ano, destacando as praias de águas mornas e cristalinas, características do verão pernambucano.

A publicidade adotou o enfoque na experiência, utilizando vídeos que apresentavam cenários paradisíacos, cultura local e o regionalismo característico de Pernambuco. Influenciadores digitais, telões de LED gigantes, cinema, televisão, mídias em aeroportos e outros meios foram explorados para alcançar o máximo de pessoas possível, sempre direcionando a atenção para a diversidade de opções turísticas no Estado.

Para 2024, a Empetur planeja ampliar ainda mais seus investimentos, reforçando a promoção de Pernambuco em mídias nacionais e internacionais. Famturs e Fampress, que foram estratégicos para o São João 2023, serão novamente priorizados, visando proporcionar uma visibilidade cada vez maior para as belezas naturais do Estado.

Eduardo Loyo ressalta o esforço conjunto com outras secretarias, como as de Turismo, Segurança Pública e Obras, para oferecer a melhor experiência possível aos turistas. “Acreditamos que a melhor venda é quando os visitantes saem daqui com muitas memórias boas e a certeza de que querem voltar outras vezes”, conclui.

Todas as campanhas realizadas ao longo deste ano pela Empetur estão disponíveis nos perfis oficiais da empresa no Instagram, Youtube, além do perfil de turismo @descubrapernambuco.

Encontro do Turismo de Pernambuco

Para finalizar o ano de 2023, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram o Encontro de Turismo de Pernambuco. Com a participação da governadora do Estado, Raquel Lyra, o evento apresentou os dados referentes ao setor durante o ano, além das expectativas para 2024. 

O momento também homenageou 21 personalidades em 10 categorias que fizeram a diferença no setor de turismo pernambucano, valorizando a inovação, a sustentabilidade, o turismo social, a economia criativa, entre outros, e enaltecendo os atores do turismo comunitário com o prêmio Destaque de Turismo Sustentável, celebrando as iniciativas com menor impacto ao meio ambiente e que valorizam as manifestações populares.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *