Greenpeace Apresenta Documentário Sobre Agroecologia com Exibições Gratuitas no Armazém do Campo

 Greenpeace Apresenta Documentário Sobre Agroecologia com Exibições Gratuitas no Armazém do Campo

Cena de “Antes do Prato”, documentário do Greenpeace Brasil que aponta caminhos para a superação da fome no país. Crédito: Greenpeace Brasil.

Nesta sexta-feira (27) e no sábado (28), o Greenpeace Brasil oferece ao público a oportunidade de mergulhar no universo da agroecologia por meio do seu novo documentário “Antes do Prato“. O filme, que destaca produtores de alimentos orgânicos em diferentes regiões do Brasil, será exibido gratuitamente no Armazém do Campo, seguido por um envolvente debate e apresentações culturais.

O documentário, que tem direção de Carol Quintanilha e produção executiva de Juliana Borges, já está disponível em várias plataformas digitais, incluindo Google Play, Apple TV+, Vivo Play e Claro TV+. Com “Antes do Prato“, o Greenpeace visa dar visibilidade àqueles que produzem alimentos saudáveis em áreas rurais, comunidades, periferias e assentamentos de terra, desempenhando um papel fundamental na preservação do meio ambiente e na garantia da segurança alimentar e nutricional da população brasileira.

No Armazém do Campo, a sessão do filme será apenas o começo de uma noite enriquecedora. Após a exibição, um painel de discussão reunirá figuras importantes, como Carolina Pasquali, diretora-executiva do Greenpeace Brasil; Rosa Amorim, representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Sarah Marques, do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste; e Alnilanm Orga, da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudança do Clima (LCOY Brasil). O debate promete aprofundar os temas abordados no documentário, proporcionando uma compreensão mais completa do cenário da agroecologia no Brasil.

E para encerrar a noite com chave de ouro, o público presente poderá desfrutar de performances musicais com Afoxé Oyá Alaxé, Afroito e DJ Boneka. A iniciativa visa não apenas informar, mas também inspirar e envolver a comunidade, destacando a importância da agroecologia e da produção de alimentos orgânicos.

Antes do Prato” nos leva a uma jornada por diferentes cantos do Brasil, onde vemos iniciativas notáveis que promovem a produção coletiva de alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos. Um exemplo está em Prato Verde Sustentável, um projeto de agricultura urbana que educa a comunidade sobre o cultivo de alimentos orgânicos e fornece produtos frescos diretamente aos moradores. O mesmo compromisso é observado na zona rural do município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde a Rede Xique Xique, um coletivo de mulheres focado na economia solidária, produz alimentos nutritivos para 15 municípios da região.

O documentário também destaca a importância da alimentação regional, bem como os danos causados pelos alimentos ultraprocessados à saúde das pessoas, com depoimentos de Paola Carosella, cozinheira e empresária reconhecida. A produção revela um horizonte mais justo, saudável e sustentável, através da agroecologia.

A agroecologia, como define a Embrapa, é uma ciência multidisciplinar que busca promover práticas de agricultura de base ecológica e desenvolvimento rural sustentável. “Antes do Prato” mostra que a agroecologia se torna realidade através do trabalho de homens e mulheres que utilizam práticas ancestrais e conhecimentos tradicionais para produzir alimentos para milhões de pessoas.

Este documentário desafia a noção de que alimentos orgânicos são produzidos apenas em pequena escala, mostrando que iniciativas espalhadas pelo Brasil já alimentam, de forma saudável, uma parcela significativa da população. Iniciativas como o arroz produzido pelo MST em um assentamento no Rio Grande do Sul apontam o caminho para um sistema alimentar mais inclusivo e justo.

“Antes do Prato” é um convite para refletir sobre a origem dos alimentos que consumimos e para apoiar a transição para um sistema alimentar que prioriza as necessidades humanas e a sustentabilidade em detrimento do lucro. A agroecologia é uma alternativa sólida e eficaz para enfrentar desafios como a crise ambiental, a desigualdade social, a saúde pública e a fome que o Brasil enfrenta.

Mariana Campos, porta-voz da frente de Agroecologia do Greenpeace Brasil, resume a missão do documentário: “Para superarmos as crises ambiental, social, de saúde e de fome que o Brasil atravessa, é urgente fortalecer a agricultura familiar de base ecológica e acelerar a transição para um novo sistema alimentar – um que seja mais justo, democrático e que tenha como princípio as necessidades humanas, não o lucro.” Com “Antes do Prato”, o Greenpeace desafia a todos a repensar sua relação com a comida e a apoiar práticas alimentares mais sustentáveis.

SERVIÇO

Exibições do documentário Antes do Prato

Sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Local: Armazém do Campo (Av. Martins de Barros, 387 – Santo Antônio – Recife/PE)

Horário: 19h (exibição do filme) | 20h (debate) | 20h40 (shows)


Sábado, 28 de outubro de 2023

Local: Território Indígena Xukuru, em Pesqueira (PE)

Horário: 19h

Antes do Prato

Ano: 2023

Duração: 53’26”

Direção: Carol Quintanilha

Produção Executiva: Juliana Borges

Produção: Theodora Filmes

Realização: Greenpeace Brasil

Apoio: Instituto Ibirapitanga

Distribuição: 02 Play Filmes e Taturana Mobilização Social

Site oficial: www.antesdoprato.org.br  

Sobre o Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil é uma organização ativista ambiental sem fins lucrativos, que atua desde 1992 na defesa do meio ambiente. Ao lado de todas as pessoas que buscam um mundo mais verde, justo e pacífico, a organização atua há 30 anos pela defesa do meio ambiente denunciando e confrontando governos, empresas e projetos que incentivam a destruição das florestas.

Céu Albuquerque

Jornalista, Escritora, Pesquisadora e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *