Hemoap Inicia Campanha Urgente por Doações de Sangue no Amapá

 Hemoap Inicia Campanha Urgente por Doações de Sangue no Amapá

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas — Foto: Secom

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lançou uma campanha de doações de sangue diante de um estoque crítico que afeta os tipos sanguíneos O+, O- e A+. O hemocentro alertou que a média de doações varia entre 30 e 50 unidades por dia, deixando os estoques em uma situação preocupante.

As doações podem ser feitas no Hemoap, localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, no bairro Central de Macapá, das 7h30 às 12h30. Uma única bolsa de sangue, com 450ml, tem o poder de salvar até quatro vidas, passando por um processo de fracionamento que extrai quatro componentes essenciais: concentrado de hemácias, concentrado de plasma, plaquetas e crioprecipitado.

Doar sangue é um gesto voluntário e solidário, mas existem critérios importantes a serem cumpridos. Os doadores devem estar saudáveis, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos com autorização dos responsáveis). Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que sejam doadores regulares. As mulheres lactantes podem doar após um período de 12 meses de amamentação, mesmo se o bebê ainda estiver em fase de amamentação.

Independentemente do perfil do doador, é crucial que esteja descansado e tenha se alimentado antes da doação. O intervalo entre cada doação é de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Antes da doação, todos passam por uma triagem clínica que inclui um questionário sobre saúde e histórico de vida, visando identificar eventuais fatores que possam temporariamente desqualificar alguém como doador.

A comunidade do Amapá é convocada a unir forças e garantir que os estoques de sangue voltem a níveis seguros para atender às necessidades médicas locais. A solidariedade é a chave para salvar vidas.

Céu Albuquerque

Engenheira Civil em Segurança do Trabalho, especialista em Orçamentação, Planejamento e Controle na Construção Civil, Jornalista e Fotógrafa.

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *