Hospital de campanha em cidade atingida na Mata Sul

 Hospital de campanha em cidade atingida na Mata Sul

Um hospital de campanha começou a funcionar, nesta sexta-feira (2), em Rio Formoso, um dos 31 municípios atingidos pelas chuvas e enchentes ocorridas em maio, em Pernambuco, e que está na listra das 24 cidades em situação de emergência. A unidade, que funcionará durante um mês, no quilômetro 56 da Rodovia PRE-60, vai atender moradores de toda a Mata Sul. No estado, houve cinco mortes: duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, no Agreste.

A unidade de saúde foi montada para suprir a falta do hospital da cidade, danificado pelas enchentes. Além do centro de saúde, houve perdas em outras dez estruturas básicas de atendimento.

O hospital de campanha foi montado pelo governo em parceria com as Forças Armadas. Tem capacidade para realizar 150 atendimentos e 70 procedimentos diários.

A unidade, de 900 metros quadrados, conta 10 barracas, de 48 metros quadrados, sete leitos de observação e uma sala para urgência e emergência. Ao todo, 35 profissionais de saúde, um médico, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem serão responsáveis pelos atendimentos.

Chuva mantém 24 municípios de Pernambuco em situação de emergência.

Remédios

Nesta sexta, também começaram a chegar aos municípios afetados os primeiros lotes dos 24 kits de medicamentos emergenciais enviados pelo Ministério da Saúde. Cada um tem capacidade para atender 1,5 mil pessoas por um mês e contém 48 itens, sendo 30 medicamentos

Entre os remédios estão antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, corticoides, vermífugos, entre outros. Há, ainda, 18 insumos, como esparadrapos, seringas, luvas e hipoclorito de sódio.

Barracas do hospital de campanha ficam na PE-60, em Rio Formoso (Foto: Everaldo Silva/TV Globo)

Os kits estão sendo distribuídos para os municípios de Água Preta, Amaraji, Barra de Guabiraba, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.

Segundo o secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa, toda a estrutura está preparada para receber as pessoas que moram na região. “Seis toneladas de medicamentos seguirão para oito municípios afetados. E outras seis toneladas vão contemplar mais 10 cidades”.

Balanço

O governo de Pernambuco informou, no fim da noite de quinta-feira (1º), que registrou um aumento do número moradores atingidos pelas chuvas e enchentes registradas em maio, na Zona da Mata Sul e no Agreste. Em relação ao levantamento anterior, divulgado na noite de quarta-feira (31), o novo balanço mostra que há 2.846 pessoas a mais fora de casa. Até agora, houve cinco mortes: duas no Recife, duas em Lagoa dos Gatos e uma em Caruaru, no Agreste.

No estado, são 31 municípios afetados, dos quais 24 estão em situação de emergência. De acordo com o último levantamento, 46.131 pessoas estão fora das residências. Desse total, 41.178 habitantes das regiões atingidas seguiram para moradia de parentes e vizinhos. Ao todo, 4.363 moradores perderam as casas e foram levados a prédios públicos.

No balanço anterior, até quarta, o governo mostrava que eram 43.285 prejudicados. Desse total, 39.725 pessoas estavam fora das residências temporariamente e 3.560 tinham perdido as moradias. No começo da semana, o levantamento mostrava 55,1 mil prejudicados.

Fonte: G1

robsonouropreto

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *