Metroviários realizam ato contra privatização do metrô nesta quarta-feira (16)
Os Metroviários de Pernambuco realizam nesta quarta-feira (16) às 7 horas, o ato contra a privatização ou estadualização do metrô na Estação Central do Recife.
Diariamente, os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também são vítimas do processo de desmonte e sofrem diariamente com a precariedade nas condições de trabalho, não podendo exercer com excelência as suas atividades.
Um grande exemplo é o sistema de trens do Rio de Janeiro que foi privatizado e é manchete constantemente na TV envolvendo vários acidentes graves.
Não é preciso uma privatização, precisa é que o governo federal seja atuante, que invista recursos no sistema metroferroviário, dando (enviando ou disponibilizando) recursos para os trabalhadores e trabalhadores, assim melhorando o sistema, resultando em uma maior satisfação para os usuários e usuárias.
Nos últimos três anos, a tarifa no metrô do Recife saltou de R$ 1,60 para R$ 4,25, um aumento de mais de 150% no preço final. Mas, não obteve nenhuma melhora e só piorou o serviço com superlotação e a falta de manutenção resultou em vários atrasos e quebra dos trens (e acidentes). Por esses e outros motivos, dizemos NÃO A PRIVATIZAÇÃO( e estadualização)!