Nutricionista dá dicas de como manter a hidratação e aproveitar a folia durante o carnaval

Repor os líquidos durante as festividades e manter a hidratação do organismo é possível mesmo durante o verão, sol forte, suor e calor típicos do mês de fevereiro.
 Nutricionista dá dicas de como manter a hidratação e aproveitar a folia durante o carnaval

Foto: Divulgação

O mês de fevereiro é um dos períodos do ano mais aguardados pelos pernambucanos, tudo isso por causa das programações de carnaval. A expectativa com as festividades, o roteiro dos cinco dias de folia, os adereços e fantasias são sempre prioridade para os foliões mais ansiosos, mas o que não pode ficar de lado é o cuidado com o corpo durante essa época do ano. Alegria, calor, sol forte e suor são características do mês de fevereiro. Para repor o líquido do organismo e manter o ânimo nos quatro dias são necessários alguns cuidados.

Os primeiros sinais da desidratação são vistos no corpo de forma geral, como boca seca, urina escura, dor de cabeça, prisão de ventre, irritabilidade, dentre outras situações mais graves, como a falência dos órgãos. A falta de ingestão adequada acarreta riscos à saúde, é o que explica o nutricionista e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Crístenes Melo.

Diversos riscos à saúde podem ser causados com a baixa ingestão de água. Para se ter uma ideia, em torno de 60% do nosso corpo é proveniente de água, que possui diversas funcionalidades, desde a função orgânica de maneira geral, que participa das reações químicas metabólicas em todo o nosso organismo”, relata.

Contudo, os sintomas provocados no organismo com a falta ou baixa ingestão do líquido podem ser remediados e revertidos mantendo um consumo adequado e recomendado. A quantidade pode variar de idade, sexo e, até mesmo, com nível de atividade física. “Para ter uma média diária necessária do consumo de água você pode multiplicar 35ml por seu quilo de peso corporal, por exemplo: 35ml x 65 quilos ou seja, uma pessoa que pesa 65kg deve consumir em média 2.275 litros de água potável”, explica o especialista.

Logo, para curtir a folia do carnaval sem nenhum prejuízo a saúde é necessário e importante beber água, principalmente, por conta do período de verão, desta forma os foliões irão aproveitar a grande festa com muita alegria e diversão.

Digiqole Ad Digiqole Ad

Notícias relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *